Rede Nossa: Morre ex-diretor da Sadia em Santa Catarina

Por: Revista Nossa Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

O empresário Osório Henrique Furlan, ex-diretor da Sadia e pai do presidente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e ex-ministro, Luiz Fernando Furlan, faleceu neste domingo, em São Paulo, de causas naturais. O empresário, que tinha 97 anos, atuou na Sadia, em Concórdia por 23 anos e depois se fixou em São Paulo, onde trabalhou na expansão da empresa no Brasil e exterior.

Osório Furlan deixou a esposa Lucy, companheira por 76 anos, os filhos Osório Henrique Júnior, Luiz Fernando, Diva, Lucila e Leila, 11 netos e 18 bisnetos. Nas últimas décadas, ele foi um aposentado ainda ligado à empresa, acompanhando todas as transformações, incluindo a fusão em 2009 com a Perdigão, que formou a BRF. Continuou acionista da companhia e, juntamente com a esposa, sempre acompanhou as variações das ações da mesma na bolsa de valores, a B3.

Morre um dos pioneiros da Sadia, Osório Henrique Furlan

De Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, onde nasceu em 31 de julho de 1922, Osório Furlan mudou para Concórdia em 1944, quando casou com Lucy, filha do fundador da Sadia, Attílio Fontana. Nesta fase, atuou em diversos cargos na empresa, chegando a diretor. Como gestor, era acessível e focado em qualidade.

Ao mudar para São Paulo aos 47 anos, em 1960, aproveitou para continuar os estudos. Fez graduação em direito junto com o filho Osório Furlan Junior. Em 2007, encerrou atividades como vice-presidente do conselho de administração da empresa.

Osório Furlan também teve forte atuação comunitária como voluntário. Foi vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, presidiu a restauração da Igreja de São Cristóvão, no bairro Luz da capital paulista e integrou a mesa-diretora da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Foi a Sadia, nos anos de 1970, que iniciou as exportações de carne de frango de SC para o Golfo Arábico. Hoje como BRF, junto com a Perdigão, a companhia lidera a exportação de frangos no Brasil e é protagonista da competitividade brasileira no exterior. Esse trabalho de expansão internacional foi iniciado por Osório Furlan.

Veja também

Rede Nossa: Morre a sogra do empresário jaraguaense Décio Silva
O velório foi fechado ao público e foram permitidos apenas familiares
Coluna do Moa - 4 de julho
Não sei se vocês perceberam no vídeo que está circulando no WhatsApp, mas aquele bode velho da política jaraguaense quase que não conseguiu juntar a toalha
Coluna do Moa - 3 de julho
Ele é avulso, ostenta carrões, esnoba os amigos e humilha as periguetes... Vem ler a coluna de hoje que te conto esse babado!
Rede Nossa: Bolsonaro confirma vinda a SC neste sábado, 4
O presidente irá sobrevoar para ver de perto as áreas atingidas pelo ciclone extratropical que atingiu o estado na terça-feira
Rede Nossa: Acordo entre cavalheiros sela destino da Câmara de Vereadores para 2020
A eleição para a nova mesa diretora ocorrerá nos próximos dias