Rede Nossa: Governador Carlos Moisés não deve terminar a semana no cargo

Por: Revista Nossa Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Virou novela o processo de impeachment que pode mudar o comando do governo de Santa Catarina nesta semana. Como se sabe, o caso em análise no Legislativo catarinense pode afastar de uma só vez o governador Carlos Moisés (PSL) e a vice, Daniela Reinehr (sem partido).

Oposição quer resolver o impeachment de Moisés até dia 16 de setembro | O  Município Blumenau

Moisés é acusado de adotar medidas ilegais na condução do governo, como a equiparação dos salários dos servidores entre Poderes diferentes e por estar supostamente envolvido com a compra irregulares de respiradores para tratar de pacientes com Covid-19.  Já a vice é acusada de omissão por, na ausência do titular, quando ela assumiu o governo por alguns dias, não ter desfeito as irregularidades.

Até o início desta semana, o caso evoluía para ser definido no fim do mês, com a aprovação do relatório de abertura do impeachment na comissão da assembleia e a posterior votação dos 40 deputados, em  plenário, na abertura do processo, que resultará no afastamento imediato da dupla.

Com a abertura do processo, uma comissão mista é formada por convocação entre cinco parlamentares e cinco desembargadores do TJSC para decidir sobre o afastamento imediato do governador e da vice por 180 dias.

Comissão especial aprova relatório com pedido de impeachment do governador  e vice de SC | Santa Catarina | G1

O processo todo acelerou nesta segunda, depois de o MPF ter entrado em cena com uma denúncia criminal contra o presidente da Alesc, Julio Garcia, o principal beneficiário do afastamento da dupla de governantes.

Pela avaliação de gente importante nos tribunais superiores de Brasília, se o presidente da Alesc virar réu antes da abertura do processo de impeachment, ele não poderá assumir o governo, dado que a Constituição veta réus de figurarem na linha sucessória do Executivo, no caso da Presidência da República. Nesse caso, quem governaria o estado seria o presidente do TJ catarinense, Ricardo Roesler.

Veja também

Coluna do Moa - 19 de setembro
Hoje é sábado, graças a Deus! Melhor dia da semana e sem dúvidas a melhor coluna da semana também.
Rede Nossa: Em vídeo, Presidente da OAB de Jaraguá faz apelo ao Governo do Estado
O presidente da OAB da regional de Jaraguá do Sul, Gustavo Pacher, fez um vídeo para solicitar a flexibilização das regras impostas pelo Governo do Estado aplicadas para o controle do coronavírus na região
Rede Nossa: Deise Chiodini da AmoBlush dá 5 dicas de maquiagem para trabalho formal
O look em um trabalho formal é muito importante para passar o profissionalismo que o momento exige
Rede Nossa: Musa fitness jaraguaense Emmelyn Silva já tem mais de 50 mil seguidores nas redes sociais
Quem olha para ela não acredita, mas ela afirma que já chegou perto dos 100 kg antes de perceber que precisava mudar!
Rede Nossa: Conheça a história de Tiago Wickmann e a sua paixão pela música
Ele é famoso por fazer os melhores acústicos da cidade, sempre com um sorriso estampado no rosto
Coluna do Moa - 18 de setembro
Está confirmado. A propaganda eleitoral gratuita das eleições municipais de 2020 no rádio e TV começa no domingo, 27 deste mês!