Rede Nossa: Entenda mais sobre a contratura capsular em mamoplastia de aumento com o Dr. Rodrigo Agacy

Por: Revista Nossa Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

A mamoplastia de aumento, ou colocação de implantes de silicone nas mamas, é uma prática já bastante comum, pois é uma das cirurgias mais realizadas no mundo. Porém, mesmo com técnicas já dominadas, o paciente não está livre de complicações pós-operatórias; algumas delas acontecem por descumprimento das orientações para o pós operatório outras são inerentes, não se pode prevê-las. Contratura capsular é uma complicação que pode acontecer com algumas mulheres.

Quando o organismo detecta um corpo estranho fará o movimento de expulsão ou absorção desse corpo. Como a prótese de silicone é um objeto estranho ao organismo, nosso corpo terá a reação natural de criar uma película ao redor da capsula, isolando-a do resto do corpo, uma vez que o objeto é grande demais para ser expelido.

Essa película que se forma é bem-vinda para a fixação da prótese, pois imobiliza o silicone. Como tudo na vida, o problema está no “excesso”; quando o organismo exagera nessa proteção, nesse envolvimento da prótese, o resultado é dor, rigidez da mama e até, nos casos mais graves, deformação.

É comum encontrarmos inúmeros tipos de próteses, formatos, marcas e tamanhos. Existem próteses muito boas, que possuem maior aderência e menos risco de contratura. Mas, mesmo com a melhor tecnologia, ainda há riscos de o organismo encapsular excessivamente, isso depende de pessoa pra pessoa. Os sintomas da contratura capsular começam a ser percebidos por conta de pequenos incômodos nos seios. Se a contratura se agravar, você vai perceber que sua mama está endurecida, podendo um seio estar maior que o outro (assimetria), ou ainda, ondulações na região da próteses e em alguns casos presença de dor.

É muito importante uma avaliação médica para que o cirurgião plástico identifique e confirme se é mesmo contratura capsular. Se o grau de contratura baixo o tratamento pode ser feito através de medicamento; for alto, é possível que haja a indicação de retirada da cápsula e troca de prótese de silicone, geralmente transferimos o implante para baixo do músculo peitoral Próteses de textura lisa tem risco maior do corpo formar contratura dessa capsula, os implantes texturizados tem uma incidência menor É importante frisar que cada tipo de prótese tem uma indicação. Antes de se submeter a cirurgia plástica, pesquise, retire todas as dúvidas com seu cirurgião, que certamente vai ter o prazer em falar sobre o assunto e responder a todas as suas interrogações.

Dr. Rodrigo Agacy
Cirurgia Plástica
CRM SC15512
agacyepassini.com.br

Veja também

Rede Nossa: Bolsonaro zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha
Medidas foram publicadas em edição extra do Diário Oficial.
Rede Nossa: Mulher apanha do marido mas diz a policiais que está tudo bem
Esposa deixou barato, mas a PM não deixou por menos.
Rede Nossa: Polícia intervém em briga de dois cidadãos e encontra duas armas de fogo prontas para meter bala
Discordância teria sido motivada pelas enxurradas das últimas 48 horas que estaria prejudicando a residência de um dos envolvidos.
Rede Nossa: Defesa Civil de Guaramirim segue registrando deslizamentos de terra no município
Até o momento foram registrados mais de 170 milímetros de chuva num acumulado de três dias.
Rede Nossa: Mãe com Covid-19 é entubada um dia após dar à luz trigêmeos em SC
Carolina Gotardo segue internada, mas apresenta melhoras, segundo marido, que visitou os filhos pela 1ª vez na segunda-feira:
Rede Nossa: Mamonas Assassinas: 25 anos após tragédia
Integrantes morreram em acidente de avião em 2 de março de 1996, no auge do sucesso. Veja quais são as músicas do grupo mais ouvidas hoje, segundo o Spotify.