Rede Nossa: Chef Tato Branco te ensina a fazer um macarrão com molho de massa de linguiça e bacon

Por: Gastronomia - Por Tato Branco
Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

MACARRÃO COM MOLHO DE MASSA DE LINGUIÇA E
BACON EMBUTIDOS E DEFUMADOS JARAGUÁ

INGREDIENTES:
- 500g macarrão de sua preferência (eu prefiro qualidade Urbano).
- 500g massa linguiça Jaraguá.
- 200g de bacon magro Jaraguá.
- 1 colher de sopa manteiga.
- 2 cebola média cortadas em cubos.
- 4 dentes alho picados
- 2 folhas louro.
- 3 colheres de sopa katchup
- 2 xícaras água quente
- 500 ml molho de tomate
- um fio de azeite
- salsinha picada
- queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO:
Em uma panela coloque o macarrão cozinhar conforme instruções da embalagem. Numa panela, aqueça a manteiga, acrescente o bacon e a massa de linguiça, refogue bem, a seguir escorra bem o excesso de líquido da gordura , volte os ingredientes fritos e bem sequinhos para a panela. Acrescente a cebola, o alho, o loro, e deixe refogar bem. Depois adicione o molho de tomate, o katchup, refogue mais uns 5 minutos, acrescente duas xícaras de água quente, mexa bem, tampe a panela parcialmente e deixe cozinhar por uns 15 minutos em fogo médio. Nesse tempo o macarrão deve estar quase pronto. Assim que cozinhar, escorra, regue com um fio de azeite, mexa. Eu não usei sal no preparo do molho porque a massa de linguiça e o bacon já são salgadas o suficiente. Imediatamente após escorrer a água do macarrão disponha em uma travessa (a minha como sempre é Oxford da belíssima São Bento do Sul) coloque o molho no macarrão e sirva ainda quente.

DICA DA VERDUREIRA JOZEL
É indispensável para dar um bom toque de sabor muito especial no prato. (Salpicar salsinha verde picada e queijo parmesão ralado).

HARMONIZAÇÃO PERICÓ
Sem dúvidas uma receita do amigo Tato Branco para aquecer nesse inverno. Vamos para nossa harmonização, temos alguns ingredientes chaves aqui como bacon, linguiça e alho, portanto vamos precisar de um vinho que tenha características que sejam marcantes também.

O vinho escolhido é o Basalto da vinícola Pericó, vinho feito com as uvas 70% Cabernet Sauvignon e 30% Merlot, que passa nove meses em barrica de carvalho francês, com estágio de um ano em garrafa antes de ir para o mercado, o nome é uma referência ao solo do Pericó Valley, rico nessa rocha de origem vulcânica, Basalto, o que também lhe confere um toque mineral. O vinho, entrega toques de tostado e aromas de especiarias com delicada nuance de frutas roxas, a ligação acontece nas características de tostado e leve defumado o que causa uma das ligações com os ingredientes, assim como o tomate que é uma fruta e encontrará na fruta do vinho a mesma informação, portanto uma harmonização por similaridade. Lembrando que similaridade é um dos princípios básicos da harmonização; Os princípios são: Similaridade (quando encontramos no vinho ligação com o prato). Contraste (quando os opostos se atraem como doce e salgado, ou cremoso com ácido). Étnica cultural (quando é feita em uma região a tanto tempo que faz parte da cultura e não leva em conta os princípios, e sim a cultura do ato). Curta o vinho que te faz feliz!

GETULIO SILVA
ABS (Associação Brasileira de Sommelier)
Técnico Faculdade SENAC Florianópolis
N.1 (WSET®) Wine & Spirits Education Trust
Prof. do curso de Sommelier na Escola Chef Gourmet
Contato: (47) 9 9210 8004
Instagram: @getywines



Tato Branco "O cozinheiro dos amigos".
47 99902-0459

Veja também

Prefeitura adere ao programa Sebraetec
Cidade será a primeira cidade do Estado a desenvolver o programa, que visa apoiar micro e pequenas empresas.
Cresce o movimento nas farmácias SUS do município
No mês de junho mais de mil atendimentos foram registrados ao dia.
Grupo Pró Empresa traz desburocratização na abertura de empresas
Em 2019, a média era de oito dias para abrir uma empresa em Jaraguá. Atualmente isso é possível em pouco mais de dois dias.
Câmara fará sessão itinerante na Apae
Objetivo é levar a experiência de uma sessão do Legislativo aos usuários da associação.
Manhã no Parque movimentou idosos
Encontro reuniu 150 alunos que participam das oficinas de atividades físicas do Centro de Convivência.