Rede Nossa: Católica SC readapta suas práticas diariamente, desde março, com foco no combate à pandemia da Covid-19

Por: Revista Nossa Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

2020. Quem poderia imaginar o que seria este ano? A Católica SC, assim como instituições em todos os continentes, se viu, repentinamente, em questão de dias, na posição de quem precisa reaprender todas as suas práticas e modos de operação.

“Estar em meio a uma crise não é nada confortável, mas com resiliência e boa-vontade, podemos descobrir formas para criar, acelerar transformações, ser mais arrojados e buscar oportunidades. Não podemos ficar parados, mas usar estes momentos para encontrar nosso lado mais humano, solidário, empático e patriótico”, avalia o reitor Diogo Richartz Benke.

Em março, o centro universitário aderiu integralmente às aulas on-line para possibilitar a continuidade do primeiro semestre letivo. Novos canais de comunicação foram agregados ao cotidiano de acadêmicos e colaboradores, com o recebimento de boletins sobre as novidades e a realização de lives com a reitoria, para ampliar o diálogo.

Além disso, o centro universitário implantou uma rotina semanal de feedbacks; uma cartilha com dicas para a saúde emocional; uma plataforma para enriquecer a vivência universitária; um programa voltado a promover o bem-estar de colaboradores e alunos; e novas bolsas de apoio financeiro. “Ainda não sabemos quando tudo voltará ao normal, mas de algo temos certeza, sairemos desta juntos, e ainda mais resilientes, amadurecidos, experientes e solidários”, afirma Benke.

Ambientes adaptados ao novo normal
O combate ao coronavírus impactou a rotina de todas as unidades da Católica SC. Desde abril, o centro universitário ativou um comitê interno de prevenção à Covid-19, responsável por manter contato para alinhar os planos de retomada com o Governo do Estado, prefeituras e secretarias de saúde e de educação em Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis e Itajaí, cidades onde possui unidades. A partir destes contatos com o poder público, medidas de segurança foram lapidadas e implantadas.

O centro universitário reforçou as rotinas de limpeza e de ventilação e aumentou a equipe. Foi criada a posição de agente de prevenção, profissional de limpeza responsável por focar nos cuidados extras relacionados aos processos de biossegurança para prevenção à Covid-19.

Os estoques de álcool gel foram ampliados, assim como a quantidade de dispensers e máscaras protetoras. A instituição investiu na compra de equipamentos para desinfecção dos espaços por meio da atomização (nebulização com sanitizante) para o combate do novo coronavírus. A ação é realizada após todos os momentos que as salas de aula forem utilizadas. Além disso, ocorreu a demarcação do piso com distanciamento de 1,5 metro nas áreas comuns.

Na chegada da instituição, há pontos de controle, nos quais é preciso higienizar as mãos com água e sabão ou usar o álcool gel; passar pela verificação do uso da máscara e se comprometer a trocar a cada 2 horas; receber orientações; realizar a limpeza dos calçados em tapete sanitizante; e passar pela aferição de temperatura. Em caso de temperatura igual ou superior a 37.8°C, não é possível ter acesso à instituição e a recomendação é procurar o serviço de saúde municipal.

Na Central de Atendimento e Sala de Matrículas, os atendimentos presenciais acontecem prioritariamente com agendamento prévio para evitar aglomerações. A Biblioteca, Central de Cópia e Espaços de Alimentação também estão com restrições ao fluxo e com horário reduzido de atendimento. Outra medida foi a disponibilização de dois telefones exclusivos para o relato de oportunidade de melhorias.

Formatos híbridos asseguram a realização de bancas e formaturas
Nem a formatura escapou aos “novos tempos”. No dia 14 de maio, a Católica SC realizou a primeira cerimônia de outorga de grau no formato digital. Mais de 600 internautas assistiram à cerimônia, que contou com transmissão via link do Youtube e chat ao vivo. O evento oficializou a conclusão dos estudos para acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Moda, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica.

“Experiências diferentes como essas, os momentos difíceis, nos engrandecem como seres humanos. Solidariedade, solicitude, ética e empatia com o outro são valores cruciais deste tempo e que devem ser mantidos após a pandemia”, afirma o reitor.

Finalizar o curso também ficou um pouco diferente para os acadêmicos. A Católica SC promoveu, nos dias 6, 10 e 11 de julho, na unidade de Jaraguá do Sul, o Seminário de Defesa e Socialização de Artigo Científico. Durante o evento, 23 acadêmicos de Direito apresentaram para uma banca a pesquisa realizada ao longo de um ano nas disciplinas de Pesquisa em Ciência Jurídica - Projeto e Pesquisa em Ciência Jurídica - Trabalho de Conclusão de Curso. As defesas foram feitas por cinco duplas e 13 estudantes na modalidade individual.

As apresentações dos artigos científicos de conclusão do curso ocorreram presencialmente, por solicitação dos próprios acadêmicos, e levaram em consideração as normas de distanciamento por conta da pandemia. Pela primeira vez, contaram também com transmissão simultânea via Youtube. Amigos, familiares e colegas puderam assistir e compartilhar a conquista dos acadêmicos em segurança, no conforto de seus lares. Mais de 1,1 mil pessoas prestigiaram virtualmente os seminários.

Ações em prol da comunidade

Máscaras de tecido
Doação de mais de 12 mil unidades, que foram destinadas para famílias de Jaraguá do Sul e de Joinville e para instituições de ensino, empresas e órgãos do poder público.

Sistema de triagem
Time da área de tecnologia atuou no desenvolvimento de ferramenta para o Hospital de Campanha em Joinville.

Campanha de conscientização
Estúdio Farol desenvolveu voluntariamente uma campanha preventiva para impactar colaboradores, pacientes, visitantes e terceiro da Maternidade Darcy Vargas (MDV), de Joinville.

Fabricação de jalecos
Profissionais de Design firmaram parceria com empresas da região em prol do Hospital São José, de Jaraguá do Sul. Laboratório de Costura e Modelagem sediou a realização dos cortes do tecido. Atividade proporcionou a confecção de mais de 330 peças de vestuários destinadas para a proteção de médicos e recepcionistas da unidade de saúde.

Pesquisa sobre nanopartículas
Professores de biomedicina somaram esforços com instituições de ensino em prol do combate da covid. Por meio de uma parceria técnico-científica, atuaram no estudo do uso de nanopartículas de cobre como uma alternativa no controle da disseminação do coronavírus em ambientes hospitalares. Realizaram a avaliação da qualidade estrutural das nanopartículas por meio da seleção para avaliação nos estudos experimentais com vírus modelo.

Parceria solidária com o Instituto Omunga
Para cada rematrícula efetuada para o segundo semestre, em contrapartida, o centro universitário doou tijolos para a construção da próxima biblioteca Omunga. Foram arrecadadas mais de 27 mil unidades.

Campanha de testagem
Em abril, foi firmada uma parceria com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, com a ACIJS (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul) e com a PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) para a pesquisa e campanha de testagem da população de Jaraguá do Sul.

As coletas para detecção da SARS-CoV-2 iniciaram em 12 de agosto, com a perspectiva de aplicação, entre agosto e setembro, de 3 mil testes, ao todo. Ação permitirá estimar a prevalência da população com anticorpos; classificar o perfil dos infectados; avaliar a velocidade de expansão da infecção; determinar a percentagem de infecções assintomáticas ou subclínicas e a letalidade; e desenvolver programas de conscientização acerca da prevenção.

Pesquisa
A Católica SC, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, a Acijs (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul) e a PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) lideram a pesquisa para o combate da Covid-19 na cidade. O Semáforo, por exemplo, é a definição por dados estatísticos sobre o grau de risco para a população. Desta forma, o poder público pode tomar decisões com embasamento científico e assertividade.

 

 

Veja também

Rede Nossa: Secretário de Saúde sobre nota da Associação Médica: Reflete a situação de Jaraguá do Sul diante do Covid
Associação médica se pronuncia diante do quadro atual de ocupação de leitos de UTI no município que chegou a 100%.
Rede Nossa: Lunelli busca ações em conjunto com municípios do Norte de SC para frear a pandemia
Prefeito de Jaraguá do Sul conversou com representantes da Amunesc e Amvali
Rede Nossa: Confira a previsão do tempo para este fim de semana em toda Santa Catarina
Temperaturas no final de semana variando entre 17º e 29º C em Jaraguá do Sul e região.
Rede Nossa: Projeto que institui Parada Segura passa por 1a votação
O PL é de autoria do vereador Luís Fernando Almeida (MDB) e foi assinado também pelos vereadores Anderson Kassner e Nina Santin Camello, ambos do PP, e Sirley Schappo (Novo).
Rede Nossa: Jovem de 24 anos envolveu-se em acidente com moto e estava sem carteira de motorista
O fato ocorreu na rua Américo Costa, em Três Rios do Sul, Jaraguá do Sul,
Rede Nossa: Homem tem dia de fúria e depreda comércios e carros na Vila Nova em Jaraguá do Sul
O autor se tratava de um jovem de 20 anos de idade, encontrava-se alterado e com lesões nos braços.