Rede Nossa: Advogado de Jaraguá do Sul recebe homenagem por serviços prestados à advocacia

Por: Charles Siemeintcoski Foto: OCP ONLINE
Compartilhe

O advogado de Jaraguá do Sul Romeo Piazera Júnior foi homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção de Santa Catarina, pelo seu desempenho e contribuição à causa da advocacia do Estado. A honraria se deve após a OAB catarinense completar 88 anos de atuação.

“Sua atuação é motivo de exemplo e orgulho e ficará como legado na história da OAB/SC”, diz o título honorífico.

A sessão de reconhecimento ocorre no próximo dia 21 de janeiro, às 19h, em Florianópolis, em uma Sessão Magna em comemoração aos 88 anos da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de SC. Na oportunidade serão homenageados diversos advogados que contribuíram para o engrandecimento e fortalecimento da advocacia catarinense.

“Receberei, com muita humildade, uma homenagem pela atuação de quase 30 anos ininterruptos dedicados à advocacia de SC, uma vez que durante todo este tempo, sempre estive participando de modo ativo das atividades internas da OAB/SC e de modo especial da nossa 23a Subseção sediada aqui em Jaraguá do Sul que também é integrada pelos municípios de Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba)”, informa Romeo Piazera à Revista Nossa.

O advogado,  que foi conselheiro aqui da Subseção de Jaraguá do Sul, participou de Comissões Temáticas diversas, do Conselho Subseccional, sendo que por duas gestões ocupou a função de Vice-presidente e uma vez de Presidente Subseccional (gestão 2013/2015).

No âmbito da OAB/SC, o advogado Romeo Piazera Junior foi  membro efetivo do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), que possui a atribuição de julgar as questões e eventuais cometimentos de infrações ético-disciplinares, e durante os anos de 2016 a 2018 atuou como Conselheiro Estadual. 

“Sempre gosto de destacar que enquanto ocupava a função de Conselheiro Estadual, contando com o apoio fundamental do colega advogado Luis Fernando Almeida, que na época ocupava a função de vereador suplente na Câmara de Vereadores, assim como da Chefe de Gabinete da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Emanuela C. Wolf, do Procurador-geral do Município - Dr. Benedito Carlos Noronha, dos vereadores e especialmente do Prefeito Antídio A. Lunelli, conseguimos aprovar aqui em Jaraguá do Sul a primeira lei em âmbito nacional (federal, estadual e municipal), que tratou de qualificar como infração disciplinar, a prática por servidores públicos municipais de atos que violassem as prerrogativas dos advogados quando do exercício da função. Essa foi uma conquista muito grande e sem precedentes!”, recorda o advogado.

A Revista Nossa fez uma pergunta ao advogado Romeo Piazera Júnior sobre a conjuntura política e econômica e o Direito. Leia a resposta.

Revista Nossa - Como o senhor, como advogado, analisaria um quadro de instabilidade política e econômica em um país e como o direito poderia colaborar para equilibrar essas linhas tão tênues dentro de uma sociedade?

Primeiramente é importante registrar que o ano de 2020 foi especialmente atípico e diferente em tudo o que vivemos. A pandemia do coronavírus que virou o mundo de cabeça para baixo em 2020, influenciou e impactou nas relações sociais de todas as formas, seja na própria sociedade, nas famílias, no trabalho etc. 

Podemos arriscar que o mundo foi um até a Covid-19 e será outro após ela.  Muitos reflexos serão sentidos e permanecerão incorporados na nossa sociedade, mesmo antevendo e desejando que a pandemia tenha um fim, e neste caminho acreditando que a imunização através da vacinação será exitosa.

É certo que também vivemos há muitos anos em um quadro de instabilidade política, que gera efeitos cruéis, e um deles pode ser sentido da pior maneira no ambiente da economia. Sempre dissemos que quando a economia vai bem, temos baixíssimos índices de inflação, imperando o desenvolvimento e arrojo da classe empreendedora brasileira que é muito resiliente e critativa, e com isso gerando e mantendo postos de trabalho, e em uma sociedade onde há o trabalho, existe a plena condição para que as pessoas possam se desenvolver com qualidade de vida em todos os sentidos.

Acredito que no âmbito de uma sociedade que possui Instituições sólidas tais como a OAB, o Poder Judiciário, o Ministério Público (em todos os seus níveis e esferas), a Polícia Civil, Polícia Militar, Entidades de Classes Empresariais e Profissionais, os Poderes Executivo e Legislativo, há a necessidade para que haja uma atuação coordenada e convergente de todos, pois não existe fórmula mágica e nem receita de bolo para que os conflitos e problemas que existem, possam ser resolvidos.

O direito possui fundamental importância na proposta para a construção e manutenção de uma sociedade cada vez mais ordeira e desenvolvida, pois deve garantir as condições legais e neste sentido dar segurança jurídica para que a engrenagem social funcione como deve funcionar, atuando como instrumento garantidor para a sociabilidade humana em todas as suas vertentes.  

 

Veja também

Rede Nossa: Bolsonaro zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha
Medidas foram publicadas em edição extra do Diário Oficial.
Rede Nossa: Mulher apanha do marido mas diz a policiais que está tudo bem
Esposa deixou barato, mas a PM não deixou por menos.
Rede Nossa: Polícia intervém em briga de dois cidadãos e encontra duas armas de fogo prontas para meter bala
Discordância teria sido motivada pelas enxurradas das últimas 48 horas que estaria prejudicando a residência de um dos envolvidos.
Rede Nossa: Defesa Civil de Guaramirim segue registrando deslizamentos de terra no município
Até o momento foram registrados mais de 170 milímetros de chuva num acumulado de três dias.
Rede Nossa: Mãe com Covid-19 é entubada um dia após dar à luz trigêmeos em SC
Carolina Gotardo segue internada, mas apresenta melhoras, segundo marido, que visitou os filhos pela 1ª vez na segunda-feira:
Rede Nossa: Mamonas Assassinas: 25 anos após tragédia
Integrantes morreram em acidente de avião em 2 de março de 1996, no auge do sucesso. Veja quais são as músicas do grupo mais ouvidas hoje, segundo o Spotify.