Rede Nossa: Advogado de Jaraguá do Sul recebe homenagem por serviços prestados à advocacia
O advogado de Jaraguá do Sul Romeo Piazera Júnior foi homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção de Santa Catarina, pelo seu desempenho e contribuição à causa da advocacia do Estado. A honraria se deve após a OAB catarinense completar 88 anos de atuação.
“Sua atuação é motivo de exemplo e orgulho e ficará como legado na história da OAB/SC”, diz o título honorífico.
A sessão de reconhecimento ocorre no próximo dia 21 de janeiro, às 19h, em Florianópolis, em uma Sessão Magna em comemoração aos 88 anos da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de SC. Na oportunidade serão homenageados diversos advogados que contribuíram para o engrandecimento e fortalecimento da advocacia catarinense.
“Receberei, com muita humildade, uma homenagem pela atuação de quase 30 anos ininterruptos dedicados à advocacia de SC, uma vez que durante todo este tempo, sempre estive participando de modo ativo das atividades internas da OAB/SC e de modo especial da nossa 23a Subseção sediada aqui em Jaraguá do Sul que também é integrada pelos municípios de Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba)”, informa Romeo Piazera à Revista Nossa.
O advogado, que foi conselheiro aqui da Subseção de Jaraguá do Sul, participou de Comissões Temáticas diversas, do Conselho Subseccional, sendo que por duas gestões ocupou a função de Vice-presidente e uma vez de Presidente Subseccional (gestão 2013/2015).
No âmbito da OAB/SC, o advogado Romeo Piazera Junior foi membro efetivo do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), que possui a atribuição de julgar as questões e eventuais cometimentos de infrações ético-disciplinares, e durante os anos de 2016 a 2018 atuou como Conselheiro Estadual.
“Sempre gosto de destacar que enquanto ocupava a função de Conselheiro Estadual, contando com o apoio fundamental do colega advogado Luis Fernando Almeida, que na época ocupava a função de vereador suplente na Câmara de Vereadores, assim como da Chefe de Gabinete da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Emanuela C. Wolf, do Procurador-geral do Município - Dr. Benedito Carlos Noronha, dos vereadores e especialmente do Prefeito Antídio A. Lunelli, conseguimos aprovar aqui em Jaraguá do Sul a primeira lei em âmbito nacional (federal, estadual e municipal), que tratou de qualificar como infração disciplinar, a prática por servidores públicos municipais de atos que violassem as prerrogativas dos advogados quando do exercício da função. Essa foi uma conquista muito grande e sem precedentes!”, recorda o advogado.
A Revista Nossa fez uma pergunta ao advogado Romeo Piazera Júnior sobre a conjuntura política e econômica e o Direito. Leia a resposta.
Revista Nossa - Como o senhor, como advogado, analisaria um quadro de instabilidade política e econômica em um país e como o direito poderia colaborar para equilibrar essas linhas tão tênues dentro de uma sociedade?
Primeiramente é importante registrar que o ano de 2020 foi especialmente atípico e diferente em tudo o que vivemos. A pandemia do coronavírus que virou o mundo de cabeça para baixo em 2020, influenciou e impactou nas relações sociais de todas as formas, seja na própria sociedade, nas famílias, no trabalho etc.
Podemos arriscar que o mundo foi um até a Covid-19 e será outro após ela. Muitos reflexos serão sentidos e permanecerão incorporados na nossa sociedade, mesmo antevendo e desejando que a pandemia tenha um fim, e neste caminho acreditando que a imunização através da vacinação será exitosa.
É certo que também vivemos há muitos anos em um quadro de instabilidade política, que gera efeitos cruéis, e um deles pode ser sentido da pior maneira no ambiente da economia. Sempre dissemos que quando a economia vai bem, temos baixíssimos índices de inflação, imperando o desenvolvimento e arrojo da classe empreendedora brasileira que é muito resiliente e critativa, e com isso gerando e mantendo postos de trabalho, e em uma sociedade onde há o trabalho, existe a plena condição para que as pessoas possam se desenvolver com qualidade de vida em todos os sentidos.
Acredito que no âmbito de uma sociedade que possui Instituições sólidas tais como a OAB, o Poder Judiciário, o Ministério Público (em todos os seus níveis e esferas), a Polícia Civil, Polícia Militar, Entidades de Classes Empresariais e Profissionais, os Poderes Executivo e Legislativo, há a necessidade para que haja uma atuação coordenada e convergente de todos, pois não existe fórmula mágica e nem receita de bolo para que os conflitos e problemas que existem, possam ser resolvidos.
O direito possui fundamental importância na proposta para a construção e manutenção de uma sociedade cada vez mais ordeira e desenvolvida, pois deve garantir as condições legais e neste sentido dar segurança jurídica para que a engrenagem social funcione como deve funcionar, atuando como instrumento garantidor para a sociabilidade humana em todas as suas vertentes.