Rede Nossa: A carreira política e a vida familiar de Celestino Klinkoski

Por: Charles Siemeintcoski Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Quis o esforço, a persistência e a vontade dos eleitores que Celestino Klinkoski, depois de tentar quatro vezes uma vaga como vereador na Casa de Leis do município, se elegesse presidente do Legislativo jaraguaense, conquistando 1.883 votos, sendo o sexto vereador mais bem votado de 2016.

Quis, de outra forma, e desta vez o destino, que em março 1989, o atual chefe do Legislativo conhecesse sua esposa bem no local onde atualmente fica o prédio da Câmara de Vereadores, na Getúlio Vargas, no Centro. O noivado com Deisi Fabiani se deu em fevereiro de 1990 e ambos se casaram em dezembro de 1994. Dessa união, nasceram Carlos Eduardo (25 anos), Fábio Henrique (23 anos) e Leonardo André (22 anos). Como se vê, o local onde hoje está situada a Câmara desperta fortes emoções no presidente do Legislativo.

Origens
Natural aqui mesmo de Jaraguá do Sul, Celestino Klinkoski se orgulha de ter nascido no morro Boa Vista, em 1964, local que à época era chamado Morro da África. “Sou o quinto de uma família de dez filhos, de família humilde; minha mãe trabalhava na roça e meu pai na fábrica de Kienen Bebidas; minha infância e adolescência eram muito difíceis, pois naquele período não havia opções de lazer”, lembra o presidente à Revista Nossa.

Mesmo com dificuldades, Celestino pôde estudar em escolas tradicionais de Jaraguá do Sul, como o Holando Marcelino Gonçalves, na Ilha da Figueira, o Roland Harold Dornbushch e no São Luís. “Fiz formação superior em Gestão Ambiental pela Unicesumar e nunca pensei, por exemplo, em deixar Jaraguá do Sul, pois, além da forte relação familiar, eu comecei a trabalhar em 1979, no Clube de Diretores Lojistas da cidade, tornandose, posteriormente, a Câmara de Dirigente Lojista, aonde eu cheguei a ser secretário-executivo. A sede da CDL na época ficava também onde está o atual prédio da Câmara de Vereadores”, comenta Klinkoski chamando a atenção para mais uma coincidência envolvendo o atual prédio da Câmara Legislativa.

Celestino é conhecido como o divulgador de eventos na Câmara de Vereadores. Grande parte das festas sempre foi o próprio vereador que aproveita a mídia da Câmara para deixar a imprensa e os internautas muito bem informados.

Papel de um vereador
Mais do que ser atualmente o presidente da Casa de Leis de Jaraguá do Sul, o atual presidente do Legislativo enfatiza, contudo, que cabe ao vereador fiscalizar as ações do Executivo e cobrar das autoridades o uso das atribuições conferidas.

Veja o que diz Celestino sobre o papel do vereador: “Sempre procuro atender aos anseios da comunidade, sendo um interlocutor para cobrar melhoria nos bairros, pois o vereador não executa obras e, sim, fiscaliza os atos do governo municipal, e elabora projetos de leis, faz indicações, faz uso da tribuna para discutir e propor melhoramentos em atendimentos e obras”. Celestino enaltece que uma das cobranças dele, como vereador, e ainda mais agora, diz respeito ao Plano Diretor.

“A regulamentação do zoneamento do plano diretor da nossa cidade para flexibilizar a instalação de indústrias e outros segmentos nos bairros é uma das minhas bandeiras, bem como a manutenção das vias e pavimentação dos bairros do interior do nosso município é uma cobrança constante nos deste vereador”, enfatiza

Reconhecimento político
Dois homens que são representados com grande apreço para Celestino: o do ex-prefeito e empresário Geraldo Werninghaus (in memoriam) e pelo atual deputado estadual pelo PSDB e médico neurologista Dr. Vicente Caropreso. O chefe do Legislativo lembra que trabalhou para o Dr. Vicente Caropreso quando o médico se elegeu para vereador com 1.778 votos, o terceiro mais votado da cidade, em 1996. “Minha jornada para tentar uma vaga na Câmara de Vereadores começou no PSDB, em 2000, quando conquistei 850 votos; em 2004, 995 votos; em 2008, 1.143; em 2012, 1535; e em 2016, 1883, com muita persistência e a vontade do eleitorado jaraguaense me elegi”, enfatiza. Diante dos votos, Celestino não se esquece de seus redutos eleitorais mais próximos: bairros Vila Nova, Bairro do Rio Molha, Centro, seguidos dos bairros Rio da Luz e Ilha da Figueira, mas agradece os votos recebidos em todos os bairros da cidade.

Celestino Klinkoski assume presidência da Câmara de Jaraguá do Sul ...

Celestino é conhecido como o divulgador de eventos na Câmara de Vereadores. Grande parte das festas que ocorriam no município antes do advento da pandemia, era o próprio vereador que aproveitava a mídia da Câmara para deixar a imprensa e os internautas muito bem informados

CONHEÇA UM POUCO MAIS DE CELESTINO KLINKOSKI

Como ele chegou ao cargo de presidente da Câmara: A eleição de Klinkoski faz parte de um acordo firmado entre vereadores da situação e oposição ainda em 2016, ano eleitoral. Até então na História da Câmara nunca se havia presenciado um acordo selado ainda em 2016 que pudesse ter fôlego. O nome do prefeito Antídio Lunelli (MDB) contribuiu enormemente para que se firmasse este trato. O acordo previa a eleição de Pedro Anacleto Garcia (MDB) como presidente da Câmara de Vereadores em 2017; Anderson Kassner (PP) como presidente em 2018; Marcelindo Carlos Gruner em 2019; e Isair Moser (MDB) e Celestino Klinkoski (PP), dividindo o comando dos trabalhos em 2020.

UM HOBBY: Pescaria, festas comunitárias.
UM FILME: “Corpo Fechado” (é um filme de suspense americano de 2000 escrito, produzido e dirigido por Shyamanian, estrelando Bruce Willis e Samuel EL Jackson).
UM LIVRO: (Escrito pelo autor William P. Young, o livro “A Cabana” foi lançado originalmente no ano de 2007 e desde essa época se tornou um best seller, tendo mais de 18 milhões de cópias vendidas no mundo todo).
UM PRATO CULINÁRIO: Frutos do mar
UMA BEBIDA: Chope/cerveja

 

Veja também

Dia Internacional do Idoso será comemorado no Parque da Inovação
Confira programação completa deste domingo.
Prefeitura altera sentido de ruas no bairro Ilha da Figueira
Quem trafega pelas Ruas Raulino Kreis e Antônio José Gonçalves deve tomar cuidado a partir da semana que vem.
Meninas do vôlei de praia seguem no estadual
De acordo com técnico, dupla tem condição de brigar pelo pódio na fase final.
Prefeitura e IPHAN estudam destino do recurso remanescente do TAC Rio da Luz
Termo de Ajustamento de Conduta prevê investimentos em ações de manutenção e valorização dos bens culturais.
Praça no Nova Brasília é revitalizada
Espaço ganhou novos bancos, piso de paver e iluminação de led.
Jaraguaenses trazem 27 medalhas de Campeonato Estadual de Taekwondo
Duas academias da cidade levaram seus atletas, conquistando o vice-campeonato e o quinto lugar geral.