Rede Nossa: 'O Fundeb é uma conquista valiosa para o nosso país', afirma o Deputado Federal Carlos Chiodini

Por: Política - Por Deputado Carlos Chiodini
Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

"Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!". Essa frase do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, expressa exatamente o quão é fundamental investir na educação de nossas crianças, dos nossos jovens. Em uma votação história na Câmara dos Deputados, com 492 votos favoráveis, o Brasil sorri com a aprovação da permanência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) por meio da PEC 15/15.

A garantia de um futuro próspero nasce no conhecimento, no educar. Foram cinco anos de discussão no Congresso Nacional sobre a renovação do Fundo, que hoje é a principal fonte de recursos para a educação básica no Brasil. Ele é, inclusive, o principal responsável pelo pagamento de professores e custeio, por exemplo, de escolas em Santa Catarina.

CARLOS CHIODINI - Carlos Chiodini

Em 2019, o Fundeb distribuiu R$ 156,3 bilhões para a rede pública do país. Atualmente, o fundo garante dois terços dos recursos que os municípios investem em educação. Em Santa Catarina, foram R$ 6,2 bilhões destinados às escolas estaduais e municipais.

Com o repasse, é possível reduzirmos as disparidades do nosso país, proporcionar qualidade de ensino e criar oportunidades de novos horizontes aos brasileiros. O saber nunca é demais. O meu mandato tem como premissa estimular e apoiar a pesquisa, o empreendedorismo jovem, a ciência e a educação tecnológica.

Aprendi desde cedo com meus pais, que eram comerciantes, a buscar a realização dos meus sonhos por meio da educação. Meu envolvimento com a política iniciou na infância. Aos 17 anos me filiei ao PMDB e aos 25 me tornei presidente do partido em minha cidade, Jaraguá do Sul. Hoje, aos 38 anos, sou deputado federal e não paro de estudar. É preciso ter sede de saberes para seguir em frente e, sempre que necessário, escolher o caminho da mudança para vislumbrarmos um futuro melhor, um país melhor.

Eu sou prova viva de que com educação vamos longe. Sem educação, nem visualizamos caminhos, não vamos a lugar algum. Não há sentido na vida. Há estagnação. Portanto, todo e qualquer investimento educacional é tesouro. Estou convicto de que o Senado Federal também aprovará o Novo Fundeb e logo poderemos, constitucionalmente, presentar à nação o maior dos valores: a educação.

Veja também

Dia Internacional do Idoso será comemorado no Parque da Inovação
Confira programação completa deste domingo.
Prefeitura altera sentido de ruas no bairro Ilha da Figueira
Quem trafega pelas Ruas Raulino Kreis e Antônio José Gonçalves deve tomar cuidado a partir da semana que vem.
Meninas do vôlei de praia seguem no estadual
De acordo com técnico, dupla tem condição de brigar pelo pódio na fase final.
Prefeitura e IPHAN estudam destino do recurso remanescente do TAC Rio da Luz
Termo de Ajustamento de Conduta prevê investimentos em ações de manutenção e valorização dos bens culturais.
Praça no Nova Brasília é revitalizada
Espaço ganhou novos bancos, piso de paver e iluminação de led.