Rede Nossa: Conheça a vibrante história do jaraguaense Eduardo Mira e as aventuras que ele passou pelo mundo afora

Por: Eduardo Klemtz
Foto: Arquivo Pessoal
Compartilhe

Quando nos depararmos com os flashes de nossa vida próximos de um fim ou quando estivermos bem velhinhos, não serão os bens materiais que nos dirão o quão exitosos fomos: será a forma como vivemos e aproveitamos e o conhecimento que levamos e deixamos em nossa vida. Quem vive para ter posses pode ficar refém delas. Preferi conhecer pessoas, lugares, culturas, imergir nos inúmeros “mundos” que existem na terra. Eu poderia ir aonde muitos foram, mas sempre quis mais, desde criança não me conformava com limites é sempre um “duvido” era desafiador. E na hora que ele chega e eu mesmo o lanço em pensamento, meus dias começam a mudar”. É com essa reflexão que iniciamos a nossa caminhada pela história de Eduardo Mira, um escritor apaixonado pela diversidade de outras culturas e que já visitou 50 países com apenas 38 anos de vida, dá para acreditar?

Eduardo revela que começou a viajar em 2007, através de uma tour pela Europa. Com mais de 13 anos na estrada e aventuras em lugares que você nem sequer imagina, ele fala sobre as suas experiências e memórias inesquecíveis no seu livro intitulado “Viajando o mundo vencendo medos”, lançado em 2020. Para ele, a paixão por viagens já começou desde criança, quando os seus pais o levavam para alguns destinos brasileiros como as praias do litoral catarinense. A criação do seu livro foi devido a curiosidade das pessoas, que sempre se interessaram pela história de vida do escritor e querem saber todos os detalhes de suas viagens que incluem destinos como Marrocos, Eslovênia, Eslováquia, Palestina, Israel, Jordânia, Turquia, Grécia, Romênia, Bulgária, Hungria, Itália, entre outros países. Colocando a ideia no papel, a sua obra conta com 111 páginas, sendo 24 apenas de registros fotográficos, o que torna a leitura ainda mais imersiva e inspiradora para quem também quer se arriscar na estrada no futuro.

O amante da vida na estrada revela que o seu lugar favorito até o momento foi a Costa Rica. Segundo Eduardo Mira, a beleza das paisagens e das praias é algo avassalador. É um verdadeiro cartão postal que faz os olhos de qualquer pessoa brilhar intensamente. Já quanto questionado sobre um local que não o agradou tanto, ele não hesita em falar de Honduras, um país que é cenário de gangues em guerra, muito tráfico de drogas, violência e uma alta taxa de assassinatos. Ele confessa que foi um momento tenso na sua trajetória como viajante e que em vários momentos o deixou com medo.

Mira também conta que já chegou a conhecer cinco países em uma só viagem. "Em 2017 estive no Sudeste Asiático e aproveitei para conhecer o maior número de culturas da região, pois é um local único, e que você pode demorar um tempo para voltar", ele reflete. Em viagens longas, o escritor conta que são levados cerca de 40 dias para conhecer bastante a cultura local. Para ele, um dos momentos mais memoráveis da sua história na estrada foi quando alguns policiais o pararam durante a travessia em uma ponte na Turquia. Mira só descobriu depois de retornar para casa que naquela ponte não se pode andar a pé, apenas dentro dos carros. Isso porque muitas pessoas vão até lá com intenção de se suicidar, o que não era o caso de Eduardo. Ele foi parado duas vezes por viaturas policiais e na segunda o colocaram em um ônibus que o deixou no primeiro ponto depois de sair da ponte. Essa é só uma das centenas de aventuras que podem ser encontradas dentro da sua obra.

Sobre o autor
Eduardo Mira é escritor e funcionário público. Formado em administração, sonhava em ser futebolista e acabou se apaixonando por viajar e conhecer um mundo que era apenas visto nos livros de geografia da sua infância. Hoje, Mira faz parte e cria a sua própria história, lançando um livro com relatos que continuam acontecendo na sua vida na estrada.

Como adquirir o livro
Você pode estar garantindo a sua cópia de “Viajando o mundo vencendo medos” através do site da Amazon no formato digital (e-book). Já as cópias físicas estão disponíveis em livrarias da região e também podem ser encomendadas pelas redes sociais: facebook.com/eduardo.mira.52, instagram.com/du.mirolha ou pelo email: [email protected]

Veja também

Rede Nossa: Bolsonaro zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha
Medidas foram publicadas em edição extra do Diário Oficial.
Rede Nossa: Mulher apanha do marido mas diz a policiais que está tudo bem
Esposa deixou barato, mas a PM não deixou por menos.
Rede Nossa: Polícia intervém em briga de dois cidadãos e encontra duas armas de fogo prontas para meter bala
Discordância teria sido motivada pelas enxurradas das últimas 48 horas que estaria prejudicando a residência de um dos envolvidos.
Rede Nossa: Defesa Civil de Guaramirim segue registrando deslizamentos de terra no município
Até o momento foram registrados mais de 170 milímetros de chuva num acumulado de três dias.
Rede Nossa: Mãe com Covid-19 é entubada um dia após dar à luz trigêmeos em SC
Carolina Gotardo segue internada, mas apresenta melhoras, segundo marido, que visitou os filhos pela 1ª vez na segunda-feira: