REVISÃO DE CONTRATO BANCÁRIO: DEPÓSITO DA PARCELA INCONTROVERSA EM JUÍZO

Por: Hasse Advocacia e Consultoria - Dr. Marcos Hasse
Foto:
Compartilhe

 

Você sabia que há possibilidade de depósito das parcelas incontroversas em juízo?

 

Conforme mencionamos em publicações anteriores em nosso site e nas mídias sociais, é muito comum a cobrança de juros e outros encargos extremamente abusivos nos contratos bancários.

Mas você sabia que há possibilidade de depósito das parcelas incontroversas em juízo?

Recentemente a Hasse Advocacia e Consultoria obteve sucesso em um pedido liminar em ação revisional de contrato bancário, a fim de que a consumidora possa depositar em juízo a parcela que entende devida, com a aplicação da taxa de juros correta.

O julgador assim fundamentou a sua decisão:

“(...)

Diante disso, considero preenchidos os requisitos acima mencionados, vez que a ação: a) tem fundamento em questionamento parcial do débito; b) há demonstração de cobrança indevida, pois os juros, ao menos em análise sumária, estão acima do fixado como média pelo Banco Central e; c) a parte autora comprometeu-se a realizar o depósito do valor que entende devido das prestações ao longo do processo.

(...)”.

Salienta-se que é necessária a demonstração das abusividades com clareza na petição inicial, a fim de o que Juiz possa constatar a existência de cobranças excessivas.

No caso mencionado, com o deferimento da tutela de urgência, a consumidora passará a pagar aproximadamente 40% (quarenta por cento) a menos em relação à parcela exigida pela instituição financeira.

Portanto, é importantíssimo que o consumidor fique atento às taxas de juros e demais encargos constantes nos contratos bancários, a fim de que não efetue pagamentos indevidos e onerosos em demasia.

Veja também

CONFIRA A COLUNA DO MOA DESTA TERÇA-FEIRA
Ontem amanheceu um babado forte na caixa de e-mail deste
João Pessoa vence a Taça Jaraguá de Futebol
Competição que substituiu o tradicional Campeonato Varzeano terminou no último sábado.
Prefeitura inaugura nesta quinta-feira nova policlínica
Estrutura irá funcionar anexa à Galeria Park Menel e é fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade Estácio.
Palco itinerante de Natal começa hoje a circular pelas ruas de Jaraguá
Roteiro segue até domingo por todas as regiões da cidade.
Festival de Teatro tem duas noites de apresentações
Ao todo 18 peças serão encenadas entre hoje e amanhã no palco do Pequeno Teatro da SCAR.