RAPS - Liderança política pela sustentabilidade
Desde que fui eleito deputado federal e iniciei meu mandato em Brasília, em 2019, busco me integrar a grupos que criam pontes. E foi assim que eu conheci a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, que é uma organização apartidária criada em 2012 com a missão de contribuir para a melhoria da democracia e do processo político brasileiro e de disseminar o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável na política institucional.

Recentemente a RAPS me proporcionou uma grande experiência de crescimento pessoal e profissional com o curso “Liderança Política pela Sustentabilidade”, em São Paulo, no qual tive a honra de ser um dos 25 selecionados para participar. O evento é fruto de uma parceria da RAPS com a União Europeia no Brasil e com o Insper, que promove importantes debates com lideranças nacionais e internacionais sobre temas como limites planetários, comando e controle, instrumentos econômicos, mercados de carbono e comunicação para a sustentabilidade.
Foram dias de debate e muito aprendizado ao lado de grandes lideranças e colegas de parlamento que contribuíram para que o nosso trabalho pelos catarinenses seja ainda melhor! Essa ação teve o foco especial nas pautas de clima e sustentabilidade, para conhecer e se aprofundar nos conceitos de desenvolvimento sustentável e, assim, passar a conduzir o desenho e a implementação de soluções políticas para os desafios que se apresentam no século 21, como, por exemplo, a emergência climática, além de contribuir para um plano de recuperação da pandemia da Covid-19 por meio de um crescimento verde e sustentável.

A iniciativa contou ainda com a presença do Embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez, que proporcionou o intercâmbio e a ligação entre dirigentes políticos brasileiros e especialistas da União Europeia no intuito de incentivar o conhecimento e o benchmarking de soluções e políticas públicas nacionais e internacionais, com ênfase na estratégia do Pacto Ecológico Europeu, Green Deal e o Sistema Europeu de Comércio de Licenças de Emissão como ferramentas de sucesso da UE e seus Estados Membros.
Assim como a RAPS, eu acredito na pluralidade de ideias para a construção de um país melhor. Por isso, fico muito honrado de ser o único parlamentar catarinense selecionado para o curso, que contou ainda com os deputados federais Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Marcelo Ramos (PSD-AM), Adriana Ventura (NOVO-SP), Professor Israel (PV-DF), Eduardo Costa (PTB-PA), Leandre Dal Ponte (PV-PR), Samuel Moreira (PSDB-SP), Pedro Vilela (PSDB-AL) e Tadeu Alencar (PSB-PE), além dos senadores Fabiano Contarato (PT-ES) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE).