RAPS - Liderança política pela sustentabilidade

Por: Política - Por Deputado Carlos Chiodini
Foto: Divulgação
Compartilhe

Desde que fui eleito deputado federal e iniciei meu mandato em Brasília, em 2019, busco me integrar a grupos que criam pontes. E foi assim que eu conheci a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, que é uma organização apartidária criada em 2012 com a missão de contribuir para a melhoria da democracia e do processo político brasileiro e de disseminar o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável na política institucional.

Recentemente a RAPS me proporcionou uma grande experiência de crescimento pessoal e profissional com o curso “Liderança Política pela Sustentabilidade”, em São Paulo, no qual tive a honra de ser um dos 25 selecionados para participar. O evento é fruto de uma parceria da RAPS com a União Europeia no Brasil e com o Insper, que promove importantes debates com lideranças nacionais e internacionais sobre temas como limites planetários, comando e controle, instrumentos econômicos, mercados de carbono e comunicação para a sustentabilidade.

Foram dias de debate e muito aprendizado ao lado de grandes lideranças e colegas de parlamento que contribuíram para que o nosso trabalho pelos catarinenses seja ainda melhor! Essa ação teve o foco especial nas pautas de clima e sustentabilidade, para conhecer e se aprofundar nos conceitos de desenvolvimento sustentável e, assim, passar a conduzir o desenho e a implementação de soluções políticas para os desafios que se apresentam no século 21, como, por exemplo, a emergência climática, além de contribuir para um plano de recuperação da pandemia da Covid-19 por meio de um crescimento verde e sustentável.

A iniciativa contou ainda com a presença do Embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez, que proporcionou o intercâmbio e a ligação entre dirigentes políticos brasileiros e especialistas da União Europeia no intuito de incentivar o conhecimento e o benchmarking de soluções e políticas públicas nacionais e internacionais, com ênfase na estratégia do Pacto Ecológico Europeu, Green Deal e o Sistema Europeu de Comércio de Licenças de Emissão como ferramentas de sucesso da UE e seus Estados Membros.

Assim como a RAPS, eu acredito na pluralidade de ideias para a construção de um país melhor. Por isso, fico muito honrado de ser o único parlamentar catarinense selecionado para o curso, que contou ainda com os deputados federais Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Marcelo Ramos (PSD-AM), Adriana Ventura (NOVO-SP), Professor Israel (PV-DF), Eduardo Costa (PTB-PA), Leandre Dal Ponte (PV-PR), Samuel Moreira (PSDB-SP), Pedro Vilela (PSDB-AL) e Tadeu Alencar (PSB-PE), além dos senadores Fabiano Contarato (PT-ES) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Veja também

Coluna do Moa desta terça-feira
Vamos falar sobre vidros?
São tantas as opções que muitas vezes o cliente pode não saber o que fazer no momento da escolha.
Asfaltamento da Rua 13 de Maio deve continuar em breve
Empresa responsável pelo novo trecho já foi conhecida por meio de licitação.
Central de Imunização do Centro fecha mais cedo amanhã
O motivo é a capacitação de rotina da equipe do posto.
Vôlei jaraguaense carimba o passaporte para a Olesc
Time venceu todos os jogos da etapa regional por três sets a zero e passou para a próxima fase.