O projeto “A Escola na Pista”, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), voltou a receber, depois de dois anos sem agendamento por causa da pandemia de Covid-19, a visita de unidades escolares. Recentemente, cerca de 50 alunos da escola Carrossel, de Guaramirim, foram beneficiados.
Trata-se de proposta que apresenta aos estudantes da região a modalidade do atletismo. A iniciativa teve início em 2017, atendendo 257 alunos de diversas unidades escolares. Em 2018 foram 555 os estudantes de 12 escolas beneficiadas.
De acordo com a secretária de cultura, esporte e lazer (Secel), Natália Lúcia Petry, a pista de atletismo de Jaraguá do Sul é modelo pelas suas condições técnicas, sendo considerada uma das melhores do Estado. “O local é ponto para a tomada de índices e para campeonatos estaduais, além de servir para o treinamento da atleta olímpica, Simone Ponte Ferraz, e outros que despontam no cenário nacional, incentivados pelo Bolsa Atleta”, explica.Uma visita à pista de atletismo no Centro Esportivo Municipal Murillo Barreto de Azevedo proporciona conhecimento teórico e prático sobre a modalidade, carente de espaços adequados para sua realização. De acordo com o coordenador do Centro Esportivo, Caius Ananda Xavier dos Santos, muitos professores de educação física apontam a falta de infraestrutura física adequada para a realização da modalidade no ambiente escolar. “Vale lembrar que, pela mesma motivação, a formação acadêmica do profissional de educação física também fica comprometida nesta área”, explica.
A modalidade é apresentada de maneira lúdica e todos podem praticar as diversas provas possíveis. “Em um país como o Brasil, com grandes diferenças sociais, projetos como esse representam, às vezes, a única oportunidade de acesso ao esporte, essencial para a formação dos cidadãos”, conclui.
As unidades escolares interessadas devem agendar um horário com o coordenador de terça a sexta-feira, das oito às 10h30, pelo fone (47) 3374-1008.