Programação especial segue alertando para casos de violência contra a mulher

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, em parceria com outras entidades, está promovendo ao longo desta semana uma série de ações alusivas ao Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro. O objetivo da programação é reforçar que em Jaraguá do Sul existe uma rede de apoio, de justiça e de atendimento às vítimas de violência.
Na última segunda-feira ocorreu o lançamento do edital de chamamento do Comdim para a gestão 2022/2023, e ontem a live do grupo Coletivo Feminino com o tema: "Violência doméstica, vamos dar um basta nisso". Nesta quarta-feira, às 18h30, ocorre na Unisociesc a formatura do Programa Sonhe, Realize do grupo Soroptimistas.
"Pensamos em uma agenda para chamar a atenção da comunidade sobre a questão da violência contra a mulher. Precisamos falar a respeito, informar sobre os serviços que são disponibilizados, discutir e promover, cada vez mais, políticas públicas de atendimento às mulheres”, ressalta a presidente do Comdim, Emanuela Wolff.
A programação da semana da não violência contra a mulher vai contar, ainda, com uma live nesta quinta-feira, às 19 horas, com o tema “Não à Violência”, que será transmitida pelas redes sociais da prefeitura; e a reinauguração do Creas Nova Brasília e inauguração da Sala de Acolhimento daquela unidade na sexta-feira, às 13h30. O encerramento da programação ocorre no sábado, às 9 horas, na Praça Ângelo Piazera, onde haverá uma caminhada simbólica pelo calçadão.

Dados Assistência Social
Nesta semana a Secretaria de Assistência Social e Habitação divulgou dados sobre os atendimentos da pasta em 2020 e 2021 relacionados ao serviço de proteção e atendimento especializado. As informações se referem ao número de mulheres inseridas em acompanhamento por violação de direitos e violência intrafamiliar, entre outros dados. Confira:

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos – PAEFI 2020
Famílias em acompanhamento mensal (média): 320.
Famílias inseridas em acompanhamento durante o ano: 533.

Perfil pessoas inseridas
Quantidade total de mulheres adultas inseridas em acompanhamento por violação de direitos: 61. Vítimas de violência intrafamiliar (física, psicológica ou sexual): 51 (83,60%)
Quantidade total de pessoas idosas vítimas de violência intrafamiliar (física, psicológica e sexual): 32, sendo 22 pessoas do sexo feminino (68,75%). Quantidade total de pessoas idosas vítimas de negligência ou abandono: 21. Sendo 12 do sexo feminino (57,14%).

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos – PAEFI 2021
Famílias em acompanhamento mensal (média): 221.
Famílias inseridas em acompanhamento durante o ano: 308.

Perfil pessoas inseridas
Quantidade total de mulheres adultas inseridas em acompanhamento por violação de direitos: 45. Vítimas de violência intrafamiliar (física, psicológica ou sexual): 39 (86,66%)
Quantidade total de pessoas idosas vítimas de violência intrafamiliar (física, psicológica e sexual): oito, sendo seis pessoas do sexo feminino (75%). Quantidade total de pessoas idosas vítimas de negligência ou abandono: cinco, sendo três do sexo feminino (60%).

Veja também

João Pessoa vence a Taça Jaraguá de Futebol
Competição que substituiu o tradicional Campeonato Varzeano terminou no último sábado.
Prefeitura inaugura nesta quinta-feira nova policlínica
Estrutura irá funcionar anexa à Galeria Park Menel e é fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade Estácio.
Palco itinerante de Natal começa hoje a circular pelas ruas de Jaraguá
Roteiro segue até domingo por todas as regiões da cidade.
Festival de Teatro tem duas noites de apresentações
Ao todo 18 peças serão encenadas entre hoje e amanhã no palco do Pequeno Teatro da SCAR.
Agricultura na Praça divulga o trabalho de produtores locais
Iniciativa distribuiu mudas de hortaliças e serviu para valorizar o trabalho do produtor rural.
Feira do Livro atrai visitantes com preços atrativos
Além dos stands, programação inclui ainda uma série de atividades gratuitas.