A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos meses de abril e maio uma série de capacitações com os profissionais da rede sobre a temática “Boas práticas de testagem rápida” em parceria entre a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Primária de Jaraguá do Sul.
As capacitações foram mediadas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA e contaram com a presença de todos os enfermeiros, médicos e odontólogos das unidades básicas de saúde. Os encontros aconteceram na Unisociesc.
Segundo a gerente de vigilância epidemiológica, Talita Piccoli Sevegnani e a gerente de atenção básica, Amanda de Lemos Mello, outras capacitações devem ocorrer no mês de junho, voltadas para todos os técnicos de enfermagem das unidades de saúde.O secretário de saúde, Alceu Gilmar Moretti destaca a importância deste tipo de trabalho, que tem como foco a constante atualização dos profissionais. “Vamos manter esta agenda de capacitações ao longo do ano com outras temáticas”, pontua.
O CTA realiza a testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais sem agendamento e funciona das 7h30 às 11 horas e das 13 às 16h30 no piso superior do antigo Pama, na Rua Jorge Czerniewicz, 800.
A testagem rápida também pode ser executada em qualquer unidade básica de saúde do município.
