Prefeitura instala iluminação de LED na Via Verde do Rio Cerro

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

O que era um problema acabou por se transformar numa nova e bela pracinha à beira do rio e que ontem ficou ainda mais bonita iluminada por lâmpadas de LED. Moradores do Rio Cerro II conceberam um espaço de 200 metros a partir da ponte que liga a Estrada Ivo Lenz à Rodovia SC 110, no trecho próximo ao Portal Germânico Alemão e à fábrica da Choco Leite. O local já está sendo chamado por eles de a “Via Verde do Rio Cerro”.
Panorama bem diferente do que se via no início do ano, quando o mato tomava conta do espaço, que também era palco de cheias e enxurradas que causavam transtornos aos residentes da localidade. No entanto, a situação começou a mudar quando a diretoria de Defesa Civil da prefeitura de Jaraguá do Sul executou limpeza, desassoreamento e contenção das margens. “Desde 2008, que a comunidade esperava por este trabalho”, comentou na ocasião o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle.
Motivados pela melhoria, os próprios moradores resolveram continuar a revitalização daquele trecho fazendo trabalhos de jardinagem com direito a bancos e até um tratador de aves. A ideia foi conceber um local de contemplação e até de descanso para pedestres e ciclistas que passam por ali. “Resolvemos aproveitar o momento e fazer um jardim. Recebemos doações de grama, bancos, flores, pedras e juntamos a comunidade para trabalhar”, relembra o morador, Adilson Utpadel, um dos idealizadores do espaço.
Nesta semana o próprio secretário municipal de planejamento e urbanismo, Eduardo Bertoldi esteve no local para conferir o novo espaço, que agora conta também com a instalação de oito postes ornamentais com 16 luminárias de LED 80 watts e quatro refletores led 50 watts verdes. “Como o novo espaço está sendo bastante frequentado, inclusive o pessoal havia nos solicitado a colocação de luminárias para garantir sua segurança, esta semana finalizamos toda a parte de iluminação”, comentou o secretário.
Bertoldi enfatiza ainda a iniciativa da população na concepção do local, que se constitui num novo ponto de encontro e lazer dos moradores do bairro. “Foi um projeto muito interessante pelo fato de o município ter como parceira a própria comunidade, que se envolveu neste espaço fazendo suas contribuições, suas melhorias e seus jardins. A gente fica feliz porque o município acaba investindo nestes locais para gerar uma melhor qualidade de vida e a gente percebe que os próprios membros da comunidade vem se envolvendo, inclusive na manutenção e ajudando a preservar esses espaços”.

Veja também

João Pessoa vence a Taça Jaraguá de Futebol
Competição que substituiu o tradicional Campeonato Varzeano terminou no último sábado.
Prefeitura inaugura nesta quinta-feira nova policlínica
Estrutura irá funcionar anexa à Galeria Park Menel e é fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade Estácio.
Palco itinerante de Natal começa hoje a circular pelas ruas de Jaraguá
Roteiro segue até domingo por todas as regiões da cidade.
Festival de Teatro tem duas noites de apresentações
Ao todo 18 peças serão encenadas entre hoje e amanhã no palco do Pequeno Teatro da SCAR.
Agricultura na Praça divulga o trabalho de produtores locais
Iniciativa distribuiu mudas de hortaliças e serviu para valorizar o trabalho do produtor rural.
Feira do Livro atrai visitantes com preços atrativos
Além dos stands, programação inclui ainda uma série de atividades gratuitas.