Prefeitura instala iluminação de LED na Via Verde do Rio Cerro

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

O que era um problema acabou por se transformar numa nova e bela pracinha à beira do rio e que ontem ficou ainda mais bonita iluminada por lâmpadas de LED. Moradores do Rio Cerro II conceberam um espaço de 200 metros a partir da ponte que liga a Estrada Ivo Lenz à Rodovia SC 110, no trecho próximo ao Portal Germânico Alemão e à fábrica da Choco Leite. O local já está sendo chamado por eles de a “Via Verde do Rio Cerro”.
Panorama bem diferente do que se via no início do ano, quando o mato tomava conta do espaço, que também era palco de cheias e enxurradas que causavam transtornos aos residentes da localidade. No entanto, a situação começou a mudar quando a diretoria de Defesa Civil da prefeitura de Jaraguá do Sul executou limpeza, desassoreamento e contenção das margens. “Desde 2008, que a comunidade esperava por este trabalho”, comentou na ocasião o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle.
Motivados pela melhoria, os próprios moradores resolveram continuar a revitalização daquele trecho fazendo trabalhos de jardinagem com direito a bancos e até um tratador de aves. A ideia foi conceber um local de contemplação e até de descanso para pedestres e ciclistas que passam por ali. “Resolvemos aproveitar o momento e fazer um jardim. Recebemos doações de grama, bancos, flores, pedras e juntamos a comunidade para trabalhar”, relembra o morador, Adilson Utpadel, um dos idealizadores do espaço.
Nesta semana o próprio secretário municipal de planejamento e urbanismo, Eduardo Bertoldi esteve no local para conferir o novo espaço, que agora conta também com a instalação de oito postes ornamentais com 16 luminárias de LED 80 watts e quatro refletores led 50 watts verdes. “Como o novo espaço está sendo bastante frequentado, inclusive o pessoal havia nos solicitado a colocação de luminárias para garantir sua segurança, esta semana finalizamos toda a parte de iluminação”, comentou o secretário.
Bertoldi enfatiza ainda a iniciativa da população na concepção do local, que se constitui num novo ponto de encontro e lazer dos moradores do bairro. “Foi um projeto muito interessante pelo fato de o município ter como parceira a própria comunidade, que se envolveu neste espaço fazendo suas contribuições, suas melhorias e seus jardins. A gente fica feliz porque o município acaba investindo nestes locais para gerar uma melhor qualidade de vida e a gente percebe que os próprios membros da comunidade vem se envolvendo, inclusive na manutenção e ajudando a preservar esses espaços”.

Veja também

Prefeitura adere ao programa Sebraetec
Cidade será a primeira cidade do Estado a desenvolver o programa, que visa apoiar micro e pequenas empresas.
Cresce o movimento nas farmácias SUS do município
No mês de junho mais de mil atendimentos foram registrados ao dia.
GLOBO é condenada a pagar indenização milionária a ex- apresentadora.
Ela deixou a emissora em janeiro do ano passado.
Grupo Pró Empresa traz desburocratização na abertura de empresas
Em 2019, a média era de oito dias para abrir uma empresa em Jaraguá. Atualmente isso é possível em pouco mais de dois dias.
Câmara fará sessão itinerante na Apae
Objetivo é levar a experiência de uma sessão do Legislativo aos usuários da associação.