Prefeitura atualiza serviços de internet e telefonia

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
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A Secretaria da Administração, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação, está realizando melhorias nos serviços de internet, telefonia e aumento da capacidade de armazenamento de informações, com a compra de serviço de nuvem. Os serviços de internet e telefonia atuais não comportam mais a demanda do Centro Administrativo Municipal e dos outros equipamentos públicos fora do CAM, como postos de saúde, escolas e creches. Essa situação só se acelerou com a pandemia, quando reuniões virtuais e serviços on-line aumentaram exponencialmente.
O diretor de TI, Marcio Manoel da Silveira explica que com as atualizações que estão sendo feitas os serviços municipais oferecidos terão mais capacidade de atendimento e mais velocidade na entrega de dados. “Entre as ações que estamos implementando está a instalação de dois novos switches core (equipamentos que distribuem os dados de internet de uma central para os setores que vão utilizá-la) no Datacenter (Central de Dados) da prefeitura. Nas próximas semanas outros quatro switches serão instalados nas salas de telecomunicação nos prédios do gabinete, desenvolvimento econômico e saúde”, detalha Silveira. 
Atualmente a interligação dos dados de internet tem capacidade para distribuir 1 gbps (gigabit por segundo) de velocidade. Com a mudança, essa capacidade passará para 10 gbps. O gerente de telecomunicações, Leonardo Haffermann explica que agora haverá um tempo de resposta menor para acesso aos sistemas públicos municipais, melhoria na qualidade dos serviços de rede sem fio e, com isso, a Diretoria de TI prepara a rede para instalação de serviços de telefonia IP, que resultará numa Central Telefônica Única para todos os equipamentos da prefeitura, o que hoje ainda não é possível.

Com as mudanças, tempo de resposta para acesso aos sistemas públicos municipais diminui.

Portabilidade das linhas telefônicas da prefeitura
Graças à licitação que contratou uma única operadora telefônica – a Unifique – para todas as linhas e ramais da prefeitura, agora o serviço é prestado como corporativo e não demanda mais ir atrás de diversas operadoras telefônicas quando há um problema técnico. É o que explicam o diretor de TI, Marcio da Silveira, e o gerente de telecomunicações, Leonardo Haffermann. 
O gerente detalha que a antiga central telefônica não comportava mais atualizações. Agora, com a portabilidade das linhas para a operadora Unifique e sua posterior centralização, serviços que antes obrigavam o munícipe a ligar para outro número poderão ser feitos com uma simples transferência de ramal. O diretor de TI lembra que na última sexta-feira a equipe da Unifique e da TI já realizaram a migração das linhas telefônicas do Centro Administrativo Municipal, Secretaria de Obras, Pama, Centro Vida, Biblioteca Pública e Museu da Paz.

A migração vai representar uma economia de 34% nas contas telefônicas do poder público e até o final do mês todo o sistema já deve estar em funcionamento. Uma nova central única telefônica com sistema IP depende de uma licitação exclusiva e deve ser implantada em 2022. 

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