Prefeitura adere ao programa Sebraetec

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

Na tarde de ontem, na sala de reuniões do gabinete, o prefeito Jair Franzner assinou o termo de adesão ao Programa Sebraetec, desenvolvido pelo Sebrae/Santa Catarina. Jaraguá do Sul será a primeira cidade do Estado a implantar este programa. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Gustavo Schmitz de Arruda, a expectativa é atender inicialmente até 70 empresas. “Já temos empresas esperando na fila para aderir ao programa. Será mais um grande avanço no incentivo às micro e pequenas empresas”, afirma.  
O prefeito, Jair Franzner, também ressaltou a importância da parceria. De acordo com ele, a administração municipal trabalha, cada vez mais, para desburocratizar os processos e incentivar a instalação de novos negócios. “Temos que focar em iniciativas que auxiliem quem quer empreender na cidade. Facilitar o acesso aos serviços e fomentar o desenvolvimento econômico”, pontua o prefeito.
O gerente regional Norte do Sebrae, Jaime Arcino Dias Júnior destaca que o programa será uma grande oportunidade para os empresários investirem em seus negócios.  
Também participaram da assinatura o chefe de gabinete da prefeitura, João Berti; o diretor de desenvolvimento econômico e inovação, Thiago Mothci Sarmanho; o gerente da unidade de gestão de programa, Ricardo Amadio; e a analista de negócios da agência do Sebrae de Jaraguá do Sul, Zenilde Balsanelli. 

Sebraetec

No início de 2021 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação identificou um programa de parceria entre o município de Curitiba e o Sebrae/PR de apoio às micro e pequenas empresas e, desde então, veio trabalhando para viabilizar uma parceria nos mesmos moldes no município de Jaraguá do Sul.
O programa tem por objetivo subsidiar 50% do valor que seria pago pela empresa para contratar os serviços de assessoria do Programa Sebraetec, que tem por objetivo prestar serviços tecnológicos para inovação em pequenos negócios, visando orientar ou intervir para sua melhoria produtiva ou desenvolvimento de novo processo, produto ou serviço, com vistas a promover incremento tecnológico focado na competitividade.
O valor do investimento da prefeitura é de R$ 120 mil. Este valor corresponde a 15% do valor global, sendo os outros 70% subsidiados pelo Sebrae/SC e 15% de contrapartida das empresas.
Serão ofertados mais de 250 temas de assessoria que se distribuem em quatro áreas temáticas de fortalecimento e sustentabilidade dos pequenos negócios no município de Jaraguá do Sul:

1) Produção e qualidade: ações que permitam conhecer e melhorar os processos produtivos das empresas desde o recebimento das matérias-primas até a disponibilização do produto/serviço para o cliente final, incluindo melhorias que visam aumento de produtividade, melhoria da qualidade e redução de custos. Também inclui ações que orientem as empresas na adequação de seus processos e produtos para atender requisitos especificados em normas e regulamentos técnicos, assim como serviços que permitem a compreensão do grau de conformidade de um produto, processo ou serviço a requisitos mínimos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, bem como na introdução de mecanismos na empresa que lhe ajudem na gestão da qualidade do negócio e dos produtos/serviços.

2) Design: processo intelectual, técnico e criativo de concepção, que contempla planejamento e desenvolvimento de projeto focado no usuário com uma abordagem integrada de produto, serviço, comunicação e/ou ambiente para a empresa.

3) Sustentabilidade: gestão sustentável na empresa, considerando os pilares ambiental, econômico e social. Abordagem na qual a empresa busca não só o resultado econômico, mas também os resultados ambiental e social, procurando, além disso, alinhamento às exigências de mercado. Nessa perspectiva, o bem-estar das pessoas, a preservação da natureza e os lucros estão integrados ao negócio e não podem ser dissociados.

4) Desenvolvimento tecnológico: ações que visam desenvolver e melhorar os produtos das empresas, bem como planejar, adequar ou implementar novas tecnologias e inovações nas empresas para que elas possam obter novos processos e produtos/serviços que atendam de forma personalizada suas demandas. Incluem as ações para apoiar o desenvolvimento experimental, as ações das fases finais de desenvolvimento e, fundamentalmente, a introdução de inovações de produto e de processo que são novas para a empresa, mas não necessariamente para o mercado, assim como as ações relacionadas à propriedade intelectual e à gestão da inovação.

Veja também

Dia dos Pais: um dia todinho para agradecer e celebrar o amor
Não importa a idade dos filhos, pai é sempre uma referência. Nesta edição eles prestam uma homenagem àqueles que lhe deram a vida e falam um pouco dessa relação e dos momentos que ficam gravados para sempre na memória de cada um.
Uso preventivo de Hidroxicloroquina reduz risco de agravamento da covid-19, reconhece estudo
Pesquisadores lamentam que o remédio tenha sido desacreditado pela comunidade científica
Postos de saúde abrirão aos sábados para campanha de vacinação
Objetivo é facilitar o acesso ao público que não consegue ir até uma dessas unidades durante a semana.
Saúde dá início a mutirão em Jaraguá do Sul
Mais de 24 mil procedimentos, entre consultas, exames e pequenas cirurgias serão feitos até o fim desse ano.
Câmara homenageia Paróquia Luterana da Barra
Recentemente foi comemorado o centenário do local.
Vereadores aprovam recursos para a saúde
Verbas garantirão a continuidade de residências médicas e também a ampliação de UBS no município.