Preenchimento labial: uma realidade possível e segura

Por: Dermatologia - Por Dr. Eduardo Bornhausen Demarch
Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Lábios finos têm seu charme, mas que mulher nunca sonhou com lábios carnudos e bem desenhados? Se você não levou a sorte de ser naturalmente favorecida, como a estrela do cinema Angelina Jolie, tudo bem! Há uma série de procedimentos estéticos capazes de criar um efeito natural sem causar muita dor e ainda com recuperação rápida, de no máximo 48 horas. Mas é bom ficar atento e procurar um bom profissional. As dicas são do Dr. Eduardo Demarch.

Segundo ele, o preenchimento com ácido hialurônico injetável é o mais indicado. Ao ser aplicado na boca, ele expande e aumenta o seu volume. De todas as técnicas é a mais dolorosa e exige a aplicação de lidocaína na região que receberá as aplicações, no entanto não é considerada uma cirurgia plástica e é realizada no consultório. "A paciente pode voltar às atividades normais no mesmo dia. O que eventualmente acontece é de a região ficar um pouco inchada nos dois primeiros dias, o que é normal. Se a boca estiver com uma coloração arroxeada, a recomendação é para que se evite exposição ao sol", explica o dermatologista.

O ácido hialurônico tem ainda a vantagem de ser um componente natural e presente em grande quantidade na pele. Portanto, não existe perigo de rejeição e as aplicações se adaptam à necessidade da pele. Dr. Eduardo destaca ainda que com a técnica correta não há riscos de causar o efeito ?bico de pato? na paciente.

Esse, aliás, é um dos grandes receios de quem sonha se submeter ao procedimento estético. Há inúmeros casos de famosas que ficaram com um aspecto bastante esquisito e distante do natural, mas Dr. Eduardo afasta esse medo contando que é possível fazer a remoção do preenchimento de forma rápida através da aplicação de uma enzima diluente. Caso seja necessária uma intervenção corretiva, os lábios voltam ao tamanho e formato natural em até 24 horas. Mas isso é extremamente raro, as mulheres amam o resultado, comenta o doutor.

Outras técnicas

LASER
A grande vantagem desse método é causar a contração do colágeno e chegar às camadas mais profundas sem danificar a pele. O laser é aplicado dentro da boca para atingir o efeito de aumento dos lábios e melhorar o brilho. O procedimento é rápido, indolor e não injeta nenhum corpo estranho no organismo. Recomenda-se uma sessão por mês, em um total de três a cinco sessões.

TOXINA BOTULÍNICA
É aplicada em pequenas quantidades apenas para diminuir a contração muscular sem perder os movimentos. É indicada para pessoas que possuem rugas e o ideal é repetir o procedimento a cada seis meses. Batons Hoje o mercado de estética oferece soluções milagrosas através de batons contendo componentes que causam vaso dilatação, como a capsaicina e pimenta. Ambos causam ardência ao aplicar, além de ter o ris- co de causar reação alérgica. O método é totalmente contraindicado por especialistas.

PREENCHIMENTO COM GORDURA
Outra opção é retirar gordura de outra região do corpo e injetar nos lábios. Com essa técnica o índice de rejeição é mínimo, uma vez que se trata da gordura do próprio corpo e o índice de absorção bem baixo ? o efeito dura mais. No entanto, não é possível remover o produto.

O dermatologista ressalta, porém, a necessidade de passar por uma avaliação antes de realizar o procedimento para detectar se a paciente está apta a passar por ele. O preenchimento não deve ser feito em pacientes com doenças autoimunes, em caso de lesões no lábio ou na cavidade oral, herpes ativo de lábios, gestantes ou em pessoas alérgicas ao ácido hialurônico, caso essa seja a técnica escolhida. Além de fins de estética, como o aumento dos lábios, as técnicas são indicadas para quem já perdeu volume e contorno por conta do envelhecimento e para aquelas pessoas que sofrem com rugas ao redor da boca, o famoso "código de barras".

Dr. Eduardo Bornhausen Demarch
CRM/SC 19.387

Veja também

As mulheres o tabagismo e a gravidez
Conheça os riscos e livre-se o quanto antes desse hábito nocivo.
Dia Nacional de Combate a Sífilis chama atenção para a doença
O dia 16 de outubro marca a data, mas orientações, testes rápidos e acesso facilitado ao tratamento fazem parte da rotina diária da saúde.
Boletim coronavírus do dia 21 de outubro de 2021
Nas últimas 24 horas foram 25 novos casos e 50 pessoas recuperadas.
Vacinação de adolescentes contra a Covid é retomada em Jaraguá
Quem tiver idade entre 12 e 17 anos pode procurar a Central de Vacinas acompanhado dos pais ou portando declaração que os autoriza a tomar o imunizante.
Boletim coronavírus do dia 20 de outubro de 2021
Nas últimas 24 horas foram 39 novos casos e 43 pessoas recuperadas.