Praias em SC estão liberadas com uso obrigatório de máscara; confira as regras

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

As praias de Santa Catarina estão oficialmente liberadas para a temporada de verão. Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado durante a noite desta quarta-feira (23) regulamenta a permanência de banhistas na faixa de areia a partir desta mesma data. As medidas também valem para as áreas com rios, lagos e lagoas. 

O documento manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, com exceção de quando as pessoas estiverem na água, e determinou distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os grupos familiares nas faixas de areia. Eventos, encontros ou reuniões de pessoas que não vivem juntos estão proibidos.

Governo de SC vai recorrer de decisão que proíbe eventos e limita hotéis

Até então, o governo do Estado havia liberado as praias apenas para as atividades físicas e os banhos de mar. A partir de agora será possível se instalar na faixa de areia com guarda-sóis, cadeiras e demais pertences. 

Essa flexibilização já era esperada há cerca de duas semanas, desde a data em que o governador Carlos Moisés da Silva se reuniu com prefeitos catarinenses para tratar sobre a vacinação do coronavírus e as normas de enfrentamento à pandemia.

Ocupação de praias será sinalizado por bandeiras

A lotação das praias deve ser sinalizada aos banhistas através de bandeiras de diferentes cores para evitar a aglomeração de pessoas. 

As bandeiras devem ter as cores verde, amarelo e vermelho, que acusam se ainda há espaços na faixa de areia, com base no distanciamento mínimo determinado pelo Estado, ou se já está lotada. Cabe ao banhista respeitar a determinação. 

O que cada cor significa

Verde: ocupação baixa, que corresponde a uma utilização até um terço da praia.

Amarelo: ocupação elevada, que corresponde a uma utilização entre um terço e dois terços.

Vermelho: ocupação plena, quando não for possível o cumprimento de distanciamento mínimo de 2 metros entre os guarda-sóis de pessoas ou grupos distintos.

Veja também

Rede Nossa: Bolsonaro zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha
Medidas foram publicadas em edição extra do Diário Oficial.
Rede Nossa: Mulher apanha do marido mas diz a policiais que está tudo bem
Esposa deixou barato, mas a PM não deixou por menos.
Rede Nossa: Polícia intervém em briga de dois cidadãos e encontra duas armas de fogo prontas para meter bala
Discordância teria sido motivada pelas enxurradas das últimas 48 horas que estaria prejudicando a residência de um dos envolvidos.
Rede Nossa: Defesa Civil de Guaramirim segue registrando deslizamentos de terra no município
Até o momento foram registrados mais de 170 milímetros de chuva num acumulado de três dias.
Rede Nossa: Mãe com Covid-19 é entubada um dia após dar à luz trigêmeos em SC
Carolina Gotardo segue internada, mas apresenta melhoras, segundo marido, que visitou os filhos pela 1ª vez na segunda-feira: