População trabalhando é a maior da série histórica no Brasil

Por: Revista Nossa Foto:
Compartilhe

 

Dados são do levantamento realizado pelo IBGE       População ocupada de aproxima de 100 milhões | Foto: Revena Rosa/Agência Brasil

O trimestre terminado em junho fechou com uma população ocupada de 98 milhões de habitantes no Brasil. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão, o número é o maior da série histórica, iniciada em 2012.

Em relação à projeção do trimestre anterior, houve o crescimento de cerca de 3% desse contingente. Na comparação entre junho de 2022 e o mesmo período do ano anterior, o crescimento da população ocupada é de praticamente 9 milhões de trabalhadores. Atualmente, o nível de mão de obra ocupada no Brasil está em aproximadamente 57% da população, segundo o instituto.

“Nesse segundo trimestre, houve a retomada do crescimento do número de trabalhadores por conta própria sem CNPJ, que havia caído no primeiro trimestre”, disse Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE. “Além disso, outras categorias principais da informalidade, que são os empregados sem carteira no setor privado e os trabalhadores domésticos sem carteira, continuaram aumentando”.

Adriana informa ainda que o crescimento da população ocupada ocorreu de modo disseminado. Ou seja: em diversas áreas do setor produtivo. “Entre elas, os destaques foram o comércio (3,4%), a indústria (2,7%) e a administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (4,5%)”, comentou.

 

Veja também

Dia dos Pais: um dia todinho para agradecer e celebrar o amor
Não importa a idade dos filhos, pai é sempre uma referência. Nesta edição eles prestam uma homenagem àqueles que lhe deram a vida e falam um pouco dessa relação e dos momentos que ficam gravados para sempre na memória de cada um.
Uso preventivo de Hidroxicloroquina reduz risco de agravamento da covid-19, reconhece estudo
Pesquisadores lamentam que o remédio tenha sido desacreditado pela comunidade científica
Postos de saúde abrirão aos sábados para campanha de vacinação
Objetivo é facilitar o acesso ao público que não consegue ir até uma dessas unidades durante a semana.
Saúde dá início a mutirão em Jaraguá do Sul
Mais de 24 mil procedimentos, entre consultas, exames e pequenas cirurgias serão feitos até o fim desse ano.
Câmara homenageia Paróquia Luterana da Barra
Recentemente foi comemorado o centenário do local.