Otoplastia: a correção da orelha em abano

Por: Estética - Por Dr. Rodrigo Agacy e Dra. Ana Paula Passini
Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Desde os tempos mais remotos, quando nasce uma criança com as orelhas um pouco mais proeminentes gera uma preocupação familiar. Quem nunca ouviu o conselho de colar uma fita adesiva logo após o nascimento na tentativa de inibir a formação da orelha em abano? Pois bem, infelizmente essa manobra não surtirá efeito se a criança tiver uma predisposição genética para tal alteração.

A orelha em abano é uma alteração congênita da orelha causada por um aumento exagerado (hiperplasia) das cartilagens auriculares. Como conseqüência desta hiperplasia ocorre um apagamento das “dobras” ou aumento do ângulo entre o crânio e o pavilhão auricular. A cirurgia para sua correção denomina-se otoplastia.

Orelha de abano em bebê, moldagem: as maiores dúvidas respondidas!

Esta cirurgia poderá ser realizada em qualquer idade, porém o ideal é que seja feita no período pré-escolar, dos 5 aos 7 anos, quando já há um desenvolvimento completo das estruturas anatômicas da orelha e para que se evite constrangimentos na escola e no dia-a-dia. A cirurgia dura cerca de 2 horas e é realizada sob anestesia local com sedação ou anestesia geral, dependendo da idade da criança. As cartilagens são fixadas em sua posição normal e a curvatura da orelha é corrigida através de pontos e enfraquecimento da cartilagem. Os exames pré operatórios são os mesmos das demais cirurgias, sendo necessária também a avaliação pré-anestésica.

A recuperação após a cirurgia costuma ser tranqüila, sendo a dor local bem tolerada com o uso de analgésicos. As cicatrizes ficam bem discretas, escondidas atrás da orelha junto ao crânio e os pontos são retirados em torno de 15 dias, sendo necessário o uso de uma faixa tipo tenista ou bailarina durante cerca de trinta dias. O tempo para a obtenção do resultado definitivo poderá ser de algumas semanas devido ao edema do pós-operatório.

O paciente pode retornar as suas atividades escolares ou profissionais entre uma semana e dez dias, mas esforços físicos e esportes de contato devem ser evitados no primeiro mês de pós-operatório.

Agacy e Passini - Cirurgia Plástica

Dra. Ana Paula Passsini
CRM 15.512
www.agacyepassini.com.br

 

Veja também

Dia Internacional do Idoso será comemorado no Parque da Inovação
Confira programação completa deste domingo.
Prefeitura altera sentido de ruas no bairro Ilha da Figueira
Quem trafega pelas Ruas Raulino Kreis e Antônio José Gonçalves deve tomar cuidado a partir da semana que vem.
Meninas do vôlei de praia seguem no estadual
De acordo com técnico, dupla tem condição de brigar pelo pódio na fase final.
Prefeitura e IPHAN estudam destino do recurso remanescente do TAC Rio da Luz
Termo de Ajustamento de Conduta prevê investimentos em ações de manutenção e valorização dos bens culturais.
Praça no Nova Brasília é revitalizada
Espaço ganhou novos bancos, piso de paver e iluminação de led.