Os Códigos da Beleza com Dr. Eduardo Bornhausen Demarch

Por: Dermatologia - Por Dr. Eduardo Bornhausen Demarch
Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Você sabia que é possível rejuvenescer sem perder os traços que definem sua fisionomia?
Conheça os “códigos da beleza” e saiba como tratamentos estéticos podem
ser realizados com respeito à anatomia de cada paciente.

Graças ao constante avanço da medicina, os tratamentos estéticos são aprimorados com muita rapidez e nem sempre estamos atentos a todas as possibilidades que esse campo nos oferece. Você já ouviu falar, por exemplo, sobre “os códigos da beleza”? Pois saiba que o conhecimento desses códigos foi capaz de aperfeiçoar os métodos de harmonização facial.

Os códigos da beleza foram por décadas objeto de estudo do médico Maurício de Maio. Em suas pesquisas, ele mapeou todas as unidades estéticas faciais (como testa, queixo, mandíbula, entre outras) e as subdividiu em unidades ainda menores. E são essas pequenas unidades que chamamos de códigos da beleza, ou MD Codes*, em sua origem.

A identificação desses pontos permite que a prática de harmonização facial, utilizando ácido hialurônico de diferentes densidades, possa ser realizada de maneira a reestabelecer a arquitetura natural do rosto. Tal inovação foi capaz de entusiasmar até mesmo os pacientes que inicialmente ficavam receosos em relação a esse tipo de tratamento estético. Isso porque a partir dos MD Codes foi possível realizar a harmonização facial, devolvendo o volume e a elasticidade que a pele perdeu, mas sem modificar as feições, “sem modificar a beleza e a individualidade já existentes”, como nos explica o médico Dr. Eduardo Demarch.

Diferente dos métodos comuns, essa técnica não busca resultados pontuais e sim uma solução mais efetiva. O profissional indica esse tipo de tratamento para homens e mulheres que já apresentem algumas rugas e linhas de expressão, além de flacidez leve a moderada.

Outro ponto positivo é que, para realizar esse procedimento, não há necessidade de interromper as atividades cotidianas. Em apenas 30 minutos após as aplicações, o paciente já pode retomar sua rotina. A técnica pode ser utilizada no rosto por inteiro e os resultados do tratamento duram de um ano e meio a dois anos.

Por identificar a origem do problema, o tratamento não só rejuvenesce como também previne o envelhecimento. Além disso, conhecer as características próprias de cada contorno facial pode trazer inúmeros outros benefícios, a depender das necessidades e motivações de cada paciente. Dr. Eduardo conta que muitos pacientes procuram por essa técnica para amenizar traços faciais que estão relacionados a atributos emocionais. Ou seja, muitas pessoas buscam o tratamento para terem uma aparência menos cansada, menos severa ou até menos triste.

Nesses casos, algumas regiões anatômicas têm destaque no tratamento. A aparência triste, por exemplo, geralmente está relacionada a rugas e linhas de expressão na região dos olhos, como as sobrancelhas caídas e a queda dos cantos do olhos. “O foco do procedimento nessas áreas, dará uma aparência mais sadia e feliz ao paciente”, completa Dr. Eduardo.

Confira abaixo como alguns atributos emocionais e de personalidade se relacionam a determinadas regiões anatômicas do rosto:
Aparência triste: Pode estar relacionada à região dos olhos, com sobrancelhas baixas, queda do canto dos olhos e rugas nessa área. Também pode se evidenciar pela região da boca, com “bigode chinês” e má estrutura dos lábios;
Aparência severa: Pode estar relacionada à região dos olhos, com rugas ao redor dos olhos e à região da boca, com contração excessiva dos lábios e falta de preenchimento;
Aparência cansada: Pode estar relacionada à região dos olhos, com as bolsas conhecidas como “olheiras” e má qualidade da pele dessa região; A flacidez da região malar também reforça esse tipo de aparência.

Os códigos da beleza têm sido um sucesso por considerarem de forma tão detalhada a estrutura facial de cada paciente, permitindo resultados excelentes. O procedimento é contraindicado apenas para gestantes e pessoas com alergia a algum componente do injetável. O efeito “lifting”, de rejuvenescimento natural, pode ser obtido com uma única sessão. Já para a correção em áreas específicas, o número de sessões pode variar e depende de avaliação médica. *O MD Codes é uma marca registrada Allergan.

 

Veja também

Coluna do Moa desta terça-feira
Vamos falar sobre vidros?
São tantas as opções que muitas vezes o cliente pode não saber o que fazer no momento da escolha.
Asfaltamento da Rua 13 de Maio deve continuar em breve
Empresa responsável pelo novo trecho já foi conhecida por meio de licitação.
Central de Imunização do Centro fecha mais cedo amanhã
O motivo é a capacitação de rotina da equipe do posto.
Vôlei jaraguaense carimba o passaporte para a Olesc
Time venceu todos os jogos da etapa regional por três sets a zero e passou para a próxima fase.
Jaraguá promove evento LGBTQIA+
Encontro ocorreu no último sábado e contou com diversos serviços e apresentações.