Os 10 mandamentos do amigo do planeta

Por: Dicas do Dr. Vicente
Foto: Divulgação
Compartilhe

O futuro do planeta e de nossos filhos, netos, bisnetos, etc. depende do que fizermos com o meio ambiente. Conheça os 10 mandamentos do amigo do planeta:

 

1: Só jogue lixo no lugar certo - Não jogue em calçadas, ruas, praças e estradas. Jogue o lixo nos locais apropriados ou guarde no bolso e leve para colocar na lixeira da sua casa.

2: Poupe água e energia - A água está cada vez mais escassa e cara. Poupe energia também. Boa parte dela é produzida por carvão e petróleo, que poluem muito a natureza.

3: Não desperdice Consuma só o necessário. Rejeite descartáveis e reutilize as sacolas de compra. Evite alimentos que produzem lixo com as embalagens.

4: Proteja os animais e as plantas – Assim, garantirá a sobrevivência de todos nós. Nós temos capacidade para modificar o meio ambiente e temos usado essa capacidade para piorar as coisas. Precisamos fazer o contrário.

5: Proteja as árvores – Poupe papel, utilizando os dois lados da folha, para cortar menos árvores. Faça coleta seletiva para reciclar papel e papelão, plante ou adote uma árvore e cuide dela com carinho e respeito.

6: Evite poluir o meio ambiente - Use o menos possível o carro. Ouça música sem provocar poluição sonora. Não queime lixo que possa provocar fumaça tóxica.

7 – Faça a coleta seletiva de lixo - Separe o lixo seco (papel, plástico, metal, vidro) do lixo molhado (restos de comida, cascas de frutas, lixo de banheiro, etc.). Reúna o lixo seco até o dia de coleta ou junte para vender ou doar.

8 – Use biodegradáveis - evite venenos e inseticidas nocivos para o meio ambiente e para a saúde.

9 – Conheça mais a natureza - Estude e leia livros e revistas que falem sobre a natureza. Quanto mais você souber, melhor poderá agir em sua defesa.

10 – Participe dessa luta - Com sua família e amigos, ajude a organizar grupos para encontrar soluções para os problemas ecológicos. Oriente e lute contra os abusos, a poluição e a destruição da natureza. Você pode fazer a diferença!

 

Veja também

Coluna do Moa desta quarta-feira
FAISCA Por favor gente, não convide para sentar na mesma os vereadores Jeferson Cardoso e...
Coluna do Moa desta terça-feira
Vamos falar sobre vidros?
São tantas as opções que muitas vezes o cliente pode não saber o que fazer no momento da escolha.
Asfaltamento da Rua 13 de Maio deve continuar em breve
Empresa responsável pelo novo trecho já foi conhecida por meio de licitação.
Central de Imunização do Centro fecha mais cedo amanhã
O motivo é a capacitação de rotina da equipe do posto.
Vôlei jaraguaense carimba o passaporte para a Olesc
Time venceu todos os jogos da etapa regional por três sets a zero e passou para a próxima fase.