Ordem de serviço garante restauração de igreja no Bairro Rio da Luz

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

Foi assinatura na manhã de hoje a ordem de serviço que marca o início da obra de restauração da Igreja Evangélica Luterana Comunidade Salvador, no bairro Rio da Luz. O valor global da obra é de R$ 260.550,12, valor estipulado no contrato 457/2021 entre a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e a Cúbica Construções. O prazo para entrega é de 180 dias consecutivos. O investimento é do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural (Fumphaan), criado em 2009 e administrado pela Secel. A igreja integra a área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Para Natália Lúcia Petry, assinatura de ordem de serviço representa esforço da prefeitura em preservar história da comunidade.

A secretária, Natália Lúcia Petry explicou que é preciso olhar com responsabilidade para a questão da preservação do patrimônio histórico e cultural e que uma das preocupações da obra é com a manutenção das características originais do prédio. “A assinatura desta ordem de serviço marca o esforço da prefeitura, por meio da Secel, para com esta comunidade, que tem muita história a ser resguardada”, disse.

Na foto, o gerente de Cultura, Antônio Marcos da Silva; o representante da empresa responsável pela obra; a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry; o diretor de Cultura, Sidnei Marcelo Lopes; o pastor, Sirio Klein Gretschmann; o presidente da igreja, Loreno Zilse e o integrante da comunidade, Esmar Radünz.

A secretária lembrou da série de obras de restauração que vem ocorrendo, muitas delas, executadas pela Cúbica, como a ponte pênsil Jacob Alfredo Emmendöerfer e o Museu Municipal Emílio da Silva, ambas entregues em 2019. Também citou a revitalização do Centro Histórico e dos prédios onde hoje funcionam a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa e o Museu da Paz, em 2008, como exemplos de resgate histórico e das raízes de um povo que se desenvolveu nas proximidades da ferrovia. 
Para o pastor, Sirio Klein Gretschmann, o processo de restauração chegou em boa hora, uma vez que a igreja tem apresentado, há algum tempo, alguns problemas. “Vamos continuar com nossos cultos de forma segura”, ponderou.
 

 

 

Veja também

Dia Internacional do Idoso será comemorado no Parque da Inovação
Confira programação completa deste domingo.
Prefeitura altera sentido de ruas no bairro Ilha da Figueira
Quem trafega pelas Ruas Raulino Kreis e Antônio José Gonçalves deve tomar cuidado a partir da semana que vem.
Meninas do vôlei de praia seguem no estadual
De acordo com técnico, dupla tem condição de brigar pelo pódio na fase final.
Prefeitura e IPHAN estudam destino do recurso remanescente do TAC Rio da Luz
Termo de Ajustamento de Conduta prevê investimentos em ações de manutenção e valorização dos bens culturais.
Praça no Nova Brasília é revitalizada
Espaço ganhou novos bancos, piso de paver e iluminação de led.