Notícia boa na saúde: mais vagas para consultas pediátricas em Jaraguá

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está atenta à crescente procura por atendimentos pediátricos nas Unidades Básica de Saúde. Por isso, em reunião com gestores da pasta na manhã de hoje, foi definida uma reorganização interna e a oferta de mais de 100 novas vagas diárias nas UBSs para a demanda espontânea, ou seja, os casos não agendados. Segundo o secretário, Alceu Gilmar Moretti, o objetivo é que a população encontre o atendimento no momento em que precisa dele. “Em 2019 também trabalhamos com esta mesma reorganização nas nossas unidades de saúde e conseguimos atender a demanda de forma satisfatória, por isso estamos trazendo de volta essa medida”, pontua.
Desta forma, em caso de necessidade de atendimento para crianças (pediátrico), a pessoa deve procurar sua UBS de referência, de acordo com seus horários de funcionamento.  Segundo Moretti, a secretaria já está organizando, também, horários estendidos em algumas unidades, a fim de facilitar ainda mais o acesso. “Como o momento é delicado, exige medidas rápidas e eficazes. Por isso nossa estratégia é aumentar a oferta de vagas para consultas nos postos e também estender o horário em algumas unidades”.
Outra situação que também está sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul é a crise de falta de leitos de UTI infantil em Santa Catarina, gerada pela grande demanda de pacientes. Nesta semana o governo do Estado reconheceu o problema e busca leitos no sistema privado e, até mesmo, em Estados vizinhos.
Em Jaraguá do Sul, de acordo com o secretário de saúde, Alceu Gilmar Moretti, oito leitos de UTI pediátrica estão disponíveis para ocupação imediata – caso seja necessário – e, apesar de não haver filas, o município já trabalha com a possibilidade de mudança deste cenário, tendo em vista a demanda estadual e a regulação de leitos pelo Estado.
Ontem, em reunião que contou com a presença do secretário de saúde, médicos pediatras e a direção do Hospital Jaraguá, ficou alinhada a possibilidade de abertura de quatro novos leitos pediátricos de UTI.

 

Tome nota!

Horário de funcionamento dos postos de saúde em Jaraguá do Sul:

Nereu Ramos, Barra e Czerniewicz – Das sete às 19 horas.
Demais postos – Das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

Veja também

Encontrada mulher desaparecida na Praia Brava
O desaparecimento de Simone estava sendo divulgado por amigos
Dono de construtora de Balneário Camboriú é executado dentro de loja
Ele foi morto a tiros e polícia acredita que pode ter sido um latrocínio    
Prefeitura adere ao programa Sebraetec
Cidade será a primeira cidade do Estado a desenvolver o programa, que visa apoiar micro e pequenas empresas.
Cresce o movimento nas farmácias SUS do município
No mês de junho mais de mil atendimentos foram registrados ao dia.
GLOBO é condenada a pagar indenização milionária a ex- apresentadora.
Ela deixou a emissora em janeiro do ano passado.