Município irá reconstruir Escola Isolada Ângelo Moretti

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

Encerra na próxima segunda-feira, às 8h30, no setor de protocolo da prefeitura, o prazo para apresentação de propostas para construção do Centro Cultural e Espaço Multiuso no local que abrigava a Escola Isolada Ângelo Moretti, na Rodovia JGS 240 – Ricardo Luiz Floriani, no Bairro Ribeirão Grande do Norte. As empresas interessadas deverão fornecer mão de obra e os materiais necessários. O valor máximo do contrato será de R$ 1.703.648,27. A abertura dos envelopes ocorre às 9 horas, na sala de reuniões da Gerência de Licitações e Contratos. 
De acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, as escolas isoladas foram fundamentais no início do sistema de ensino de Jaraguá do Sul, facilitando o acesso educacional nas comunidades mais afastadas do centro da cidade. “A obra representa o reconhecimento da importância dessas escolas, um resgate da nossa história e da nossa cultura. É preciso manter o olhar fixo no futuro, buscar o desenvolvimento e a modernização, mas jamais perder o contato com nossas raízes. Essa forma de pensar do jaraguaense classifica a cidade como uma das melhores do país”, pondera.

Empresa escolhida irá fornecer mão de obra e os materiais necessários para a execução do projeto.

O projeto tem o propósito de resgatar a imagem da antiga escola, tendo como referência construtiva as técnica e padrões da época, como dimensão e ritmo de janelas e portas, piso em assoalho de madeira elevado, embasamento em pedra, alvenaria de tijolos maciços assentados a chato com reboco de argamassa de cal, inclinação do telhado e estrutura da cobertura em triângulo, com uso de encaixe nas madeiras e uso de molduras e cimalhas lisas com o fim de marcação das aberturas e estrutura. 

No passado, escolas isoladas facilitaram o acesso educacional nas comunidades mais afastadas do centro da cidade.

A novidade é que o processo de construção da obra servirá como oficina, possibilitando o treinamento para obras de restauro de estudantes e profissionais da área. O projeto também prevê a instalação de equipamentos urbanos como bancos, lixeiras, postes de iluminação e bicicletário.

Veja também

Dia Internacional do Idoso será comemorado no Parque da Inovação
Confira programação completa deste domingo.
Prefeitura altera sentido de ruas no bairro Ilha da Figueira
Quem trafega pelas Ruas Raulino Kreis e Antônio José Gonçalves deve tomar cuidado a partir da semana que vem.
Meninas do vôlei de praia seguem no estadual
De acordo com técnico, dupla tem condição de brigar pelo pódio na fase final.
Prefeitura e IPHAN estudam destino do recurso remanescente do TAC Rio da Luz
Termo de Ajustamento de Conduta prevê investimentos em ações de manutenção e valorização dos bens culturais.
Praça no Nova Brasília é revitalizada
Espaço ganhou novos bancos, piso de paver e iluminação de led.