Mercado automotivo em ascensão

Por: Priscilla Millnitz Pereira Foto:
Compartilhe

 


Este tem sido um ano favorável para Diego Egas Zaninotto

 

Nomeado recentemente Diretor de Marketing do grupo de concessionárias, o caps da Uvel Jaraguá dá andamento ao projeto de sede própria na cidade, promove reforma na filial de São Bento do Sul e divulga o novo Bolt, o primeiro carro 100% elétrico da Chevrolet.

O ano de 2021 tem sido simplesmente incrível para Diego Egas Zaninotto. Atuando no Grupo Uvel desde os 14 anos de idade, ele viu todo seu esforço e dedicação sendo reconhecidos no início de junho, quando foi nomeado Diretor de Marketing da rede de concessionárias durante o 4ª Congresso de Diretores, Sucessores e Líderes da marca. O evento foi realizado em Brusque e entrou para a história por se tratar da primeira nomeação de sucessores à diretoria da empresa.

A decisão, segundo ele, faz parte de um processo que vem sendo desenvolvido na empresa há quatro anos e agora começa a ser aplicado na prática. “O principal marco dessa mudança foi a implantação de um programa de governança corporativa, que tem como principal pilar justamente o plano de sucessão empresarial”, explica Diego, que prossegue: “esta é a primeira vez que um cargo de diretoria é ocupado por alguém que não figura no quadro de proprietários da empresa”. A nomeação, no entanto, não foi recebida com surpresa.

 


Há algum tempo Diego vinha se dedicando à missão de estruturar a concessionária em Jaraguá do Sul para se dedicar a um projeto maior. Para isso, desenvolveu conhecimento técnico e buscou formação intelectual. “Cedo ou tarde eu esperava colher esses frutos. Participei de muitos congressos, cursos e sigo estudando diariamente para realizar um ótimo trabalho”, salienta. E o evento de nomeação teve um sabor ainda mais especial: ao lado de Diego estava seu irmão mais velho, Bruno Egas Zaninotto, que assumiu o cargo de Diretor de Tecnologia e Inovação e cresce lado a lado na empresa.

Atualmente o Grupo Uvel conta com oito concessionárias Chevrolet classificadas como “Classe A”, melhor classificação no padrão mundial da General Motors, além de uma equipe com mais de 600 profissionais dedicados a atender cerca de 60 municípios nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Grupo possui ainda duas concessionárias da marca Fiat e negócios no ramo imobiliário. Diego ressalta o compromisso de levar o crescimento à diante e salienta que o mercado está favorável, mesmo com o prolongamento da pandemia.

Segurança para se reinventar
Diego Zaninotto conta que a pandemia de Covid-19 não afetou o faturamento da concessionária, mas acabou provocando uma escassez mundial de matéria prima. Com isso, pela falta de componentes, há menos carros no mercado e existe até lista de espera na Uvel. “Temos poucos carros zero quilômetro à pronta entrega e três meses de vendas já realizadas, então não temos do que reclamar”, afirma. O único impacto verdadeiramente negativo de tudo isso foi o estado de preocupação generalizada com a saúde dos clientes e colaboradores. “Decidimos logo no primeiro momento da pandemia que não haveria nenhum tipo de adequação na força do trabalho e ninguém foi dispensado nem aqui, nem em nenhuma empresa do grupo em função da pandemia.”, salienta.

Diego assegura que a empresa soube aproveitar as oportunidades e investir em novos negócios para suprir essa falta de produtos no mercado. Em outras palavras, saíram muitos veículos seminovos e hoje ele garante que o mercado está aquecido em todas as operações.

Planos de expansão à vista
Prova de que o mercado não vem sofrendo os efeitos da crise é que a Uvel adquiriu recentemente um terreno onde será construída a sede própria da concessionária. O início das obras está previsto para o final do ano e será em um espaço mais amplo, com ótima localização e oferecendo ainda mais tecnologia e facilidades para quem adquire um veículo Chevrolet. O novo espaço será na Rua Prefeito Waldemar Grubba.

Ao mesmo tempo em que projeta nova sede por aqui, a filial de São Bento do Sul segue a todo vapor passando por reforma, afinal, para manter as certificações Chevrolet Nível A devem estar asseguradas a modernização das estruturas, o desenvolvimento de uma variedade de serviços e produtos automotivos (como peças e acessórios), além, é claro, dos modelos de carros novos e seminovos.

“Temos a missão de inovar no segmento e proporcionar negócios cada vez melhores para os consumidores. Seja aqui ou no Planalto Norte, o aprimoramento e a capacitação da revendedora garantem a qualidade que o consumidor procura”, reforça Diego, que não descarta novos planos de expansão, mas prefere não revelar quais seriam esses mercados ou regiões de interesse.

Carro 100% elétrico é exclusividade em Jaraguá

A Uvel de Jaraguá do Sul também é homologada para realizar a comercialização do Chevrolet Bolt EV. O modelo é o primeiro carro 100% elétrico da marca e vem chamando a atenção não só pela economia e redução de danos ao meio ambiente, mas pela tecnologia e autonomia do modelo. Diego Zaninotto explica que a bateria do carro pode ser carregada em tomadas comuns e garante até 450 quilômetros rodados em segurança até a próxima carga.

Fora o carregador normal, existem ainda os pontos de carregamento rápidos. Um deles está localizado na própria Uvel e outro no Espaço Hangar, também no centro da cidade. “Hoje os postos de combustíveis mais modernos já oferecem essa vantagem e existe ainda um aplicativo chamado Plug Share que ajuda a encontrar esses pontos. Nos Estados Unidos os carros elétricos já são muito populares e o Bolt é um dos mais vendidos do mundo, então pode apostar sem medo”, garante. Por aqui o modelo está sendo vendido há 60 dias e oferece vantagens que vão além daquilo que o move.

Absolutamente tudo no Bolt EV cumpre uma função, inclusive o design moderno e arrojado. Nesse crossover, os detalhes originais e as proporções perfeitas despertam a atenção. Do lado de fora, você vai precisar olhar duas vezes para acreditar que está diante de um carro elétrico. Por outro lado, no interior dele, o MyLink com tela de 10,2", o painel de instrumentos digital customizável com tela de 8", o carregador wireless e o sistema de som premium Bose não vão deixar você ter dúvidas: o Bolt EV é realmente uma grande evolução.

Outra segurança é o Drive Center Information, sistema no qual você pode consultar como a energia total está sendo usada em gráficos de barras que exibem, a cada oito quilômetros, a eficiência energética dos últimos oitenta quilômetros rodados.

Em resumo, o Bolt combina uma ideia inovadora com toda a força de um Chevrolet. Dê a partida com apenas um toque no botão Start/Stop e acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos com o seu motor de emissão zero e potência de 203 cv. Tudo isso com a segurança de dez air bags e freios regenerativos, que, de uma forma simples, convertem a energia cinética liberada pela frenagem em energia elétrica para abastecer a bateria.

Veja também

João Pessoa vence a Taça Jaraguá de Futebol
Competição que substituiu o tradicional Campeonato Varzeano terminou no último sábado.
Prefeitura inaugura nesta quinta-feira nova policlínica
Estrutura irá funcionar anexa à Galeria Park Menel e é fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade Estácio.
Palco itinerante de Natal começa hoje a circular pelas ruas de Jaraguá
Roteiro segue até domingo por todas as regiões da cidade.
Festival de Teatro tem duas noites de apresentações
Ao todo 18 peças serão encenadas entre hoje e amanhã no palco do Pequeno Teatro da SCAR.
Agricultura na Praça divulga o trabalho de produtores locais
Iniciativa distribuiu mudas de hortaliças e serviu para valorizar o trabalho do produtor rural.