Juliano Couto assume gerência de comunicação da Câmara

Por: Priscilla Millnitz Pereira Foto: Jéssica Kopsch
Compartilhe

Com 18 anos de carreira, Juliano Couto se prepara para viver um novo desafio profissional. O novo endereço é a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, onde assumiu há poucas semanas a gerência de comunicação. Apesar de estar em uma casa nova, o jornalista já trabalhou em coberturas políticas e está cheio de ideias para incrementar o setor no Legislativo municipal.
Natural de Manaus/AM, ele tem vasta experiência em emissoras de televisão e deve trazer para a Casa de Leis inovações nesse sentido. “A ideia é investir em equipamentos e modernizar as transmissões do plenário, além de incluir também matérias curtas em nosso canal no Youtube divulgando as ações que são tomadas dentro da Câmara”, enumera. Essas são somente algumas das sugestões, mas Juliano tem a inovação correndo nas veias e não tem medo de desafios.
Tem sido assim desde o início da carreira, quando passou 23 dias em viagem conhecendo comunidades ribeirinhas no norte do país pela Amazon Sat. Nos anos seguintes passou por várias emissoras regionais e nacionais, atuando como repórter e apresentador, e também na TV Câmara de Manaus, onde teve seu primeiro contato com o universo político. A carreira estava estabilizada em sua cidade natal, mas o profissional também não se intimidou quando recebeu o convite para vir de mudança para o outro lado do país.
Ele conta que uma irmã já morava na região, na cidade de Rio Negrinho. Durante uma viagem de férias, Juliano resolveu aproveitar a proximidade das cidades para conhecer as instalações do OCP e fazer networking, saindo de lá com uma proposta que mudaria a rotina de toda a família. Assim, no final de 2019 chegava à cidade com o desafio de criar um programa local. O OCP 6h30 surgiu em formato podcast e, posteriormente, transformou-se em Web TV. Os resultados logo puderam ser percebidos.
Com liberdade para trabalhar, criar e treinar a equipe, em dois anos o canal no Youtube da rede de comunicação aumentou de 40 para 225 mil inscritos e uma média de visualizações girando entre cinco e nove milhões todos os meses. Foi graças a esses resultados e ao bom relacionamento criado com os demais profissionais da área que surgiu a oportunidade de mais uma vez sair da sua zona de conforto e assumir a vaga na Câmara. “Foi um convite repentino. Tive pouquíssimo tempo para me despedir do OCP e iniciar no novo trabalho, mas acredito no sucesso desse projeto”, reflete.
Agora um de seus principais focos é bater em uma tecla que assombra a história do Legislativo em todo o país: afinal, o que fazem os vereadores? “Muitas pessoas ainda não entendem o seu papel por falta de conhecimento e pretendo massificar essas informações. Outra iniciativa é dar visibilidade àqueles projetos que sejam de interesse da população. Há muita pauta interessante sendo discutida e muitas vezes isso não chega a público”, diz. A partir de agora, ideias relevantes serão amplamente divulgadas, assim como programas bacanas, como o Vereador Mirim, que retorna após o período de pandemia.
Juliano ressalta ainda a preocupação com um público bem específico da cidade, defendendo a necessidade de estender a tradução simultânea em Libras para todos os eventos promovidos na Casa de Leis e não somente nas sessões ordinárias.
Os surdos só tem a ganhar com essa inclusão, mas ele pensa também em outra parcela da população que nos últimos anos tem andado distante das discussões políticas do município. Para atrair os mais jovens, o foco é nas redes sociais, utilizando o máximo de ferramentas possíveis para divulgar informações de qualidade em uma linguagem coloquial e mais adaptada à sua realidade. “Aos poucos iremos ajustar tudo e abrir espaço para que os parlamentares possam apresentar as suas propostas, trabalhando em um esquema de rodízio para que todos tenham a mesma oportunidade”, salienta.

 

Juliano Couto tem planos de modernizar estrutura da Câmara e investir na divulgação das atividades propostas no Legislativo. 

 

Veja também

Vamos falar sobre vidros?
São tantas as opções que muitas vezes o cliente pode não saber o que fazer no momento da escolha.
Asfaltamento da Rua 13 de Maio deve continuar em breve
Empresa responsável pelo novo trecho já foi conhecida por meio de licitação.
Central de Imunização do Centro fecha mais cedo amanhã
O motivo é a capacitação de rotina da equipe do posto.
Vôlei jaraguaense carimba o passaporte para a Olesc
Time venceu todos os jogos da etapa regional por três sets a zero e passou para a próxima fase.
Jaraguá promove evento LGBTQIA+
Encontro ocorreu no último sábado e contou com diversos serviços e apresentações.