Jaraguá do Sul é considerada a melhor cidade de médio porte do Brasil

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

Jaraguá do Sul foi considerada a melhor cidade de médio porte do Brasil no Anuário ISTOÉ por meio da pesquisa realizada pela Austin Rating, que será divulgada na próxima edição da Revista ISTOÉ. O levantamento faz um retrato do Brasil nos pilares afetados diretamente pelas políticas públicas – fiscal, econômica, social e digital –, trazendo ainda em suas páginas as cidades campeãs gerais de grande, médio e pequeno porte, assim como todas as outras que venceram nos quatro grupos e respectivos subgrupos.
O município desponta como campeão geral entre as cidades de médio porte, com destaque ainda no subgrupo educação, dentro dos indicadores sociais. Na semana passada, durante o lançamento da programação de aniversário de Jaraguá do Sul, o assunto já havia sido antecipado, mas, foi somente ontem que os dados foram confirmados. Além de Jaraguá do Sul (189.0375 pontos), estão na lista top cinco das cidades brasileiras de médio porte São Caetano do Sul/SP, Valinhos/SP, Brusque/SC e Toledo/PR. Com essa pontuação, Jaraguá do Sul também aparece como a segunda melhor cidade do Brasil entre todos os 5.565 avaliados.

O anuário
De acordo com a Revista ISTOÉ, a Editora Três e a Austin Rating firmaram parceria com o objetivo de analisar, classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico nos 5.565 municípios brasileiros. “Para atingir tal objetivo, a Austin Rating desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisa 281 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes”, diz a publicação.
E segue: “A análise dos 281 indicadores ocorreu de forma quantitativa e qualitativa. O desempenho dos municípios foi pontuado tanto pela condição do indicador em um único momento – a exemplo de uma fotografia –, quanto pelo desempenho da evolução desse indicador no tempo (como em um filme que conta sua história). No cálculo do IISD, há 37 indicadores chamados de determinantes em virtude de sua representatividade nos grupos. Sua pontuação é somada após aplicação de sua ponderação.
Já os demais 244 indicadores são chamados de condicionantes e sua pontuação é somada integralmente. A pontuação dos municípios ocorreu de forma decrescente e conforme a posição em cada indicador. O município mais bem classificado no indicador “Y” recebeu 5.565 pontos, enquanto o mais mal classificado nesse indicador, apenas um ponto. Esse critério é aplicado linearmente tanto na análise quantitativa como na qualitativa. A nota máxima que um município pode obter é 214,4812 pontos, ao passo que a mínima fica em 0,0385 ponto.
As informações dos 281 indicadores para os 5.565 municípios foram extraídas de fontes primárias públicas, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), entre outras”.

Estrutura ponderação do IISD
Os 281 indicadores utilizados para o cálculo do Índice de Inclusão Social e Digital (IISD) foram agregados e ponderados em quatro grandes grupos e 16 subgrupos. Jaraguá do Sul aparece em 15 dos 20 indicadores.

Ranking geral/Posição
Geral – Cidade de médio porte/1º
1. - Indicadores fiscais/7º

- Capacidade de Arrecadação/5 º
- Execução Orçamentária/12º
2. - Indicadores econômicos/2º
- Padrão de Vida/5º
- Mercado de Trabalho/16º
- Comércio Exterior / 26º
3. - Indicadores sociais/3º
- Qualidade de Vida/23º
- Educação/1º
- Habitação/3º
- Desenvolvimento Humano/30º
4. - Indicadores digitais/14º
- Mobilidade Digital/10°
- Acesso Digital ao Conhecimento/16°

Veja também

Dia dos Pais: um dia todinho para agradecer e celebrar o amor
Não importa a idade dos filhos, pai é sempre uma referência. Nesta edição eles prestam uma homenagem àqueles que lhe deram a vida e falam um pouco dessa relação e dos momentos que ficam gravados para sempre na memória de cada um.
Uso preventivo de Hidroxicloroquina reduz risco de agravamento da covid-19, reconhece estudo
Pesquisadores lamentam que o remédio tenha sido desacreditado pela comunidade científica
Postos de saúde abrirão aos sábados para campanha de vacinação
Objetivo é facilitar o acesso ao público que não consegue ir até uma dessas unidades durante a semana.
Saúde dá início a mutirão em Jaraguá do Sul
Mais de 24 mil procedimentos, entre consultas, exames e pequenas cirurgias serão feitos até o fim desse ano.
Câmara homenageia Paróquia Luterana da Barra
Recentemente foi comemorado o centenário do local.