Investir em imóveis para locação é a nova tendência do setor imobiliário

Por: Luiz Sergio de Assis Pereira Jr
Foto: Divulgação
Compartilhe

A 11ª elevação consecutiva da taxa Selic, que alcançou 13,25% ao ano na última semana, reforça um cenário pouco favorável para financiamentos imobiliários no Brasil, mas também aponta para novas oportunidades no setor.

Se comprar imóveis está mais difícil devido aos altos juros, os investimentos em locação estão em alta e devem permanecer pelo menos nos próximos dois anos como uma opção rentável para negócios.

Nesse sentido, entre as oportunidades mais atrativas, em especial na região de Jaraguá do Sul, está o investimento em imóveis de alto e médio padrão, decorados e mobiliados, prontos para a locação. A busca por esse tipo de propriedade é grande considerando o mercado de trabalho movimentado dos municípios e a constante geração de novas vagas para gestores e líderes.

Por isso, comprar imóveis com o intuito de alugá-los, entregando-os decorados para os locadores, é um ótimo investimento. Algumas construtoras inclusive já aplicam neste mercado, oferecendo a opção de o proprietário receber o apartamento totalmente mobiliado na entrega do empreendimento por um preço muito mais atrativo. Imóveis com localizações privilegiadas e serviços de lazer incluídos também se sobressaem e não oferecem apenas um rápido ou imediato retorno, como até uma valorização acima da média.

Além disso, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geogra?a e Estatística (IBGE), o Brasil sofre com a falta de 7,7 milhões de residências. A moradia é uma necessidade essencial e, com o dé?cit apontado, ?cam evidentes os motivos que fazem com que investir em imóveis seja uma boa opção. Outra questão a ser considerada na hora de comprar um apartamento ou casa para locação é que o valor do investimento pode “se pagar sozinho”, com a utilização do próprio aluguel para pagamento do financiamento, por exemplo.

A possibilidade de revenda, o rendimento a longo prazo e diversificação de renda são mais alguns dos pontos positivos da compra para locação. E, apesar de o Brasil ter atualmente o maior juro real do mundo devido à alta da taxa Selic, segurança e estabilidade continuam sendo palavras características do setor imobiliário. Afinal, a vantagem de ter rentabilidade sem correr grandes riscos é crucial na hora de uma pessoa escolher onde irá aplicar seu dinheiro. Principalmente quando falamos de investidores mais conservadores.

Uma propriedade, seja ela apartamento, casa ou sala comercial, é um bem duradouro e com inúmeras possibilidades de aproveitamento.

Veja também

Dia dos Pais: um dia todinho para agradecer e celebrar o amor
Não importa a idade dos filhos, pai é sempre uma referência. Nesta edição eles prestam uma homenagem àqueles que lhe deram a vida e falam um pouco dessa relação e dos momentos que ficam gravados para sempre na memória de cada um.
A coluna do Moa deste sábado já está no ar.
A nossa amiga e profissional da estética, Daiana Ionara está ultimando detalhes para
A coluna do Moa desta sexta-feira já está no ar.
É divertindo ver a briga entre os irmãos, Bruno Gagliasso e Thiago Gagliasso
Uso preventivo de Hidroxicloroquina reduz risco de agravamento da covid-19, reconhece estudo
Pesquisadores lamentam que o remédio tenha sido desacreditado pela comunidade científica
Postos de saúde abrirão aos sábados para campanha de vacinação
Objetivo é facilitar o acesso ao público que não consegue ir até uma dessas unidades durante a semana.