Índia descobre causa da 'doença misteriosa' que atingiu mais de 600 pessoas

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

Uma doença misteriosa atingiu 600 pessoas na Índia com pelo menos um morto na cidade de Eluru, no estado de Andhra Pradesh. Os doentes foram internados com quadros de náusea, convulsões e desmaios, e, em tempos de novo coronavírus, a preocupação com a evolução de uma nova doença acendeu o alerta.

As autoridades indianas indicaram, porém, que não se trata de nenhum tipo de vírus ou bactéria. Os exames laboratoriais apontam contaminação por alto nível de níquel e chumbo no sangue. Outras duas mortes de pacientes com esse quadro de contaminação foram registradas nos últimos dias, mas os médicos apontam que as causas estão relacionadas a outros tipos de complicações.

O India Institute of Medical Sciences (AIIMS) aponta que o níquel foi encontrado em amostras de leite. O órgão e outros institutos indianos confirmaram, na última quarta-feira (16), que a presença de níquel está relacionada à ingestão de pesticidas que contaminaram o alimento. O mais provável é que o gado tenha sido infectado por resíduos do metal na grama ou em outro alimento que consomem.

O National Institute of Nutrition (NIN) indicou ainda presença do níquel em alimentos outros como carne, frango, peixe, camarão e vegetais. Sobre a presença do chumbo no sangue dos pacientes, continua sendo um mistério. Os órgãos dizem não ter identificado a origem.

As autoridades indianas garantem que não há nenhum caso novo desde domingo e que os pacientes que apresentaram sintomas já foram liberados.

Veja também

Rede Nossa: Secretário de Saúde sobre nota da Associação Médica: Reflete a situação de Jaraguá do Sul diante do Covid
Associação médica se pronuncia diante do quadro atual de ocupação de leitos de UTI no município que chegou a 100%.
Rede Nossa: Lunelli busca ações em conjunto com municípios do Norte de SC para frear a pandemia
Prefeito de Jaraguá do Sul conversou com representantes da Amunesc e Amvali
Rede Nossa: Confira a previsão do tempo para este fim de semana em toda Santa Catarina
Temperaturas no final de semana variando entre 17º e 29º C em Jaraguá do Sul e região.
Rede Nossa: Projeto que institui Parada Segura passa por 1a votação
O PL é de autoria do vereador Luís Fernando Almeida (MDB) e foi assinado também pelos vereadores Anderson Kassner e Nina Santin Camello, ambos do PP, e Sirley Schappo (Novo).
Rede Nossa: Jovem de 24 anos envolveu-se em acidente com moto e estava sem carteira de motorista
O fato ocorreu na rua Américo Costa, em Três Rios do Sul, Jaraguá do Sul,