Grupo Pró Empresa traz desburocratização na abertura de empresas

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

O Grupo de Trabalho Pró Empresa foi criado em 2017 e é formado por servidores de diversas áreas da prefeitura de Jaraguá do Sul, todas envolvidas com o processo de abertura de empresas em Jaraguá. O grupo tem por objetivo a desburocratização dos processos para pessoas interessadas em abrir empresas no município. Na última reunião da equipe, que ocorreu na última quarta-feira, foi discutida a diminuição do tempo médio de abertura de empresa. O secretário de desenvolvimento econômico e inovação, Daniel Arruda destacou a desburocratização municipal como uma das premissas do governo que, na atual gestão, será ainda ampliada.
O presidente do Grupo Pró Empresa, Thiago Sarmanho explica que, desde sua constituição, o grupo já conquistou avanços muito importantes para o município e isso se reflete na redução do tempo médio de abertura de empresas. “Durante nossa última reunião firmamos uma redução ainda maior nos prazos para conferência e finalização a viabilidades. Esta é uma medida que impactará diretamente na redução do tempo de abertura de empresas”, ressaltou Sarmanho.
Em 2019, o tempo médio de abertura de uma empresa em Jaraguá era de oito dias e 15 horas. Em 2020, quatro dias e duas horas. Em 2021 o tempo reduziu bastante: dois dias e 22 horas. Com a otimização dos processos internos da prefeitura esse número deve reduzir ainda mais. “Isso se traduz em mais segurança jurídica para os empreendedores e mais agilidade nos processos, atraindo mais empresas para o município, o que, na prática, gera mais renda e mais empregos para a região”, afirmou Sarmanho.
E os saldos de abertura de empresa (abertura de empresa X baixa de empresa) confirmam a fala do presidente do grupo. Acompanhe abaixo a evolução desse saldo ao longo dos últimos anos.

-2017 – saldo positivo de 1.388 empresas.
-2018 – saldo positivo de 1.215 empresas.
-2019 – saldo positivo de 2.484 empresas.
-2020 – saldo positivo de 3.245 empresas.
-2021 – saldo positivo recorde de 3.998 empresas.

De 2017 a 2021 houve um incremento de quase 200% no saldo de empresas abertas no município.

Veja também

Dia dos Pais: um dia todinho para agradecer e celebrar o amor
Não importa a idade dos filhos, pai é sempre uma referência. Nesta edição eles prestam uma homenagem àqueles que lhe deram a vida e falam um pouco dessa relação e dos momentos que ficam gravados para sempre na memória de cada um.
Uso preventivo de Hidroxicloroquina reduz risco de agravamento da covid-19, reconhece estudo
Pesquisadores lamentam que o remédio tenha sido desacreditado pela comunidade científica
Postos de saúde abrirão aos sábados para campanha de vacinação
Objetivo é facilitar o acesso ao público que não consegue ir até uma dessas unidades durante a semana.
Saúde dá início a mutirão em Jaraguá do Sul
Mais de 24 mil procedimentos, entre consultas, exames e pequenas cirurgias serão feitos até o fim desse ano.
Câmara homenageia Paróquia Luterana da Barra
Recentemente foi comemorado o centenário do local.