Gestores do Hospital Jaraguá participam de Sessão na Câmara de Vereadores

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

Na manhã de ontem o diretor executivo do Hospital Jaraguá, Sérgio Luís Alves, e o presidente do Conselho do Hospital, Charles Alfredo Bretzke foram à Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Os gestores foram convidados, pelos membros do Legislativo para apresentarem informações sobre os investimentos na área de saúde e levantamentos clínicos referentes ao Pronto Atendimento Infantil.

Além da infraestrutura de atendimento de saúde ofertada à comunidade, na ocasião também foram apresentadas as demandas e melhorias implementadas no hospital, assim como dados que comprovam o aumento na procura por atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios, realidade que atinge todo o país.

O diretor reiterou que o PA Infantil do Hospital Jaraguá possui uma estrutura física e profissional robusta e com capacidade para prestação de serviço, mas que está sobrecarregada por atendimentos que, em sua maioria, não demandam a estrutura hospitalar.

“Dos seis mil atendimentos realizados por mês, somente 2,37% resultam em internação hospitalar. Hoje, 37% dos nossos atendimentos não necessitam nem ser medicados. Isso prova que 60% deste volume nem precisaria passar pelo nosso pronto atendimento”, afirmou.

Outras dificuldades apontadas pelo hospital foi quanto a centralização de pacientes com sintomas respiratórios, dificuldade na contratação de pediatras e enfermeiros especializados, procedimentos ambulatoriais direcionados ao PA e limitações financeiras.

O presidente do Conselho, Charles Bretzke enfatizou a falta de pediatras para atender a demanda de atendimentos infantis. O gestor também ressaltou que a solução para os desafios enfrentados pelo hospital precisa ser encontrada de forma conjunta.

“Como comunidade, nós precisamos nos organizar melhor para conseguirmos mais eficiência. É preciso juntar esforços, ter equilíbrio em todas as frentes. Muitas situações aparecem em picos e não podemos transformar isso em normalidade. Precisamos nos concentrar no centro do nosso problema e pensar em soluções e alternativas que incluam todas as frentes envolvidas”, afirmou.

Para reduzir o tempo de espera no atendimento do PA Infantil, o Hospital Jaraguá sugeriu maior integração com a rede básica, alinhamento de condutas entre a Secretaria de Saúde e as creches/escolas públicas, conscientização da população sobre o uso adequado do PA Infantil e alterações no atendimento das fichas – dois médicos atenderem fichas verdes, enquanto um ou dois plantonistas atendem pacientes em reavaliação e as fichas urgentes e muito urgentes.

 

Veja também

Dia dos Pais: um dia todinho para agradecer e celebrar o amor
Não importa a idade dos filhos, pai é sempre uma referência. Nesta edição eles prestam uma homenagem àqueles que lhe deram a vida e falam um pouco dessa relação e dos momentos que ficam gravados para sempre na memória de cada um.
Uso preventivo de Hidroxicloroquina reduz risco de agravamento da covid-19, reconhece estudo
Pesquisadores lamentam que o remédio tenha sido desacreditado pela comunidade científica
Postos de saúde abrirão aos sábados para campanha de vacinação
Objetivo é facilitar o acesso ao público que não consegue ir até uma dessas unidades durante a semana.
Saúde dá início a mutirão em Jaraguá do Sul
Mais de 24 mil procedimentos, entre consultas, exames e pequenas cirurgias serão feitos até o fim desse ano.
Câmara homenageia Paróquia Luterana da Barra
Recentemente foi comemorado o centenário do local.