Fujama promove a primeira Passarinhada

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

Uma experiência que pode colocar Jaraguá do Sul no roteiro dos observadores de pássaros. Assim pode-se resumir a Primeira Passarinhada promovida pela prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, no último sábado, no Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen, na Barra do Rio Cerro. A avaliação é do presidente da fundação, Ivo Schmidt Filho, ao falar sobre o evento da programação dos 16 anos da Fujama. “Foi sucesso. Assim como foi grande a quantidade de aves avistadas, identificadas e fotografadas pelos participantes ao longo da trilha. É uma modalidade nova para a Fujama, mas que já demonstrou ter um grande potencial”, disse Schmidt.
De acordo com o biólogo, Gilberto Ademar Duwe, que acompanhou os observadores junto com a bióloga, Fernanda Miranda da Silva, a participação foi muito boa. “Tivemos 16 pessoas, entre observadores e iniciantes. A observação de pássaros vem crescendo no mundo inteiro e, pelo retorno dos participantes mais experientes, a nossa fauna é muito abundante”, disse.

Grupo com 16 pessoas pode observar de perto diversas espécies de aves.

Logo cedo, às 6h30, as câmeras e os binóculos já estavam apontados para as árvores. Este é considerado um horário especial para iniciar a visualização das aves. O número de participantes foi limitado devido aos cuidados sanitários por causa da pandemia e também para facilitar a visualização sem chamar a atenção das aves. “Muito em breve, teremos mais eventos como este”, adiantou o biólogo.

Trilha guiada

Ao término da Passarinhada, no mesmo local, ocorreu a Trilha Guiada com os Lobinhos do Grupo Escoteiro Jacoritaba. Durante o percurso de um quilômetro de extensão os participantes conheceram mais sobre fauna e flora da região, observaram as aves e ouviram seus cantos, bem como avistaram borboletas e outros pequenos insetos.

Iniciativa deve se repetir e contará sempre com a presença de biólogos da Fujama para orientar os participantes.

Feira de adoção e distribuição de mudas
Na sequência da programação, a equipe da Fujama foi ao Parque Malwee, na tarde de sábado, para promover a Feira de Adoção de Animais e a distribuição de mudas de espécies nativas da região. De acordo com o presidente da Fujama, o evento também atingiu as expectativas. Dos oito cães e gatos colocados para a adoção, três encontram novos tutores.

Palestra na noite de terça-feira

Dando prosseguimento à programação de aniversário dos 16 anos da Fujama, ocorre nesta terça-feira mais um bate-papo sobre a fauna da região, com exposição de animais no Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen a partir das 19 horas. Para este evento é necessária a inscrição, que pode ser feita clicando aqui.

Veja também

Empresa brasileira cria máscara capaz de matar coronavírus
Equipamento da Golden Technology ainda é eficaz contra a variante Delta
Atriz global morre nesta terça-feira
A família não divulgou a causa da morte
Enxadrista jaraguaense se classifica para o Mundial de Malta
André Jordi Volkmann levou a melhor no campeonato sub 2300 - Pensado e garantiu a vaga para a competição em 2022.
QUITAÇÃO ANTECIPADA: POSSIBILIDADE DE RESTITUIÇÃO DE VALORES
Confira o que diz o advogado Dr. Marcos Roberto Hasse
Agende-se: vistoria do transporte escolar ocorrerá de 12 a 28 de janeiro
Todos os motoristas autônomos e empresas precisam passar por esse processo anualmente.