Fujama amplia acervo de animais taxidermizados

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

A questão ambiental é um dos temas de maior relevância na atualidade e a conservação da biodiversidade se encontra extremamente alinhada a esta realidade. Sendo assim, uma proposta prática da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) para a conservação da biodiversidade por meio da educação ambiental utiliza animais silvestres da fauna local que passam pelo processo de taxidermia. 
Os animais utilizados na técnica foram encontrados já sem vida, a grande maioria vítimas de atropelamento. Por meio da taxidermia suas características naturais são preservadas e a entidade utiliza as espécies para compor um acervo que é apresentado em exposições monitoradas, podendo ser levados para palestras ou eventos.
A ação oportuniza um maior conhecimento sobre esses animais, além de possibilitar a construção de uma consciência ecológica baseada na conservação da biodiversidade. 


Animais serão usados em palestras e exposições e ajudam a explicar os hábitos e costumes de cada espécie. 

A Educação Ambiental é realizada desde a criação da Fujama, em 2005, mas a construção do acervo didático começou em 2017. Na última semana em torno de 20 animais foram taxidermizados. “Nas exposições explicamos sobre os costumes e hábitos de cada uma daquelas espécies e a importância de preservá-las”, ressalta o presidente da Fujama, Ivo Schmitt Filho.  
De acordo com o biólogo e chefe de Educação Ambiental da Fujama, Christian Lempek Raboch, o acervo conta com espécies como gato-maracajá, cachorro do mato, coruja, gavião, tamanduá, tatu, cervo filhote, mão pelada, furão, bugio, tucanos e mais espécies de aves. “Nosso  objetivo é que as pessoas conheçam mais sobre a fauna local”, destaca.

Veja também

Central de Vacinas libera imunização para quem tem 31 anos
Para receber a dose basta levar um documento com foto, comprovante de residência e, se tiver, a carteira de vacinação.
Fatos em Foco com Amarildo batista
Fique por dentro das noticias do Brasil e do mundo - 02-08-2021
Campanha orienta sobre uso correto das redes de esgoto e águas pluviais
Ação do Samae visa diminuir ocorrência de mau cheiro e prejuízos ao meio ambiente.
Fujama abre cadastro para castrações gratuitas de cães e gatos
Iniciativa beneficia famílias usuárias dos programas sociais do Cras Santo Antônio e Ribeirão Cavalo.
Rua Vera Fischer passa a ser mão única
Mudança está valendo a partir de hoje e departamento de trânsito está no local dando orientações.
Vicente Caropreso garante recursos para compra de novo Raio-X para o Hospital Jaraguá
Graças à articulação do deputado estadual, Hospital e Maternidade Jaraguá poderá em breve adquirir novo equipamento para diagnóstico por imagem.