Explante mamário
Os implantes de silicone para mama não são dispositivos para a vida toda e, algum dia, terão que ser trocados ou removidos. Após colocar próteses de silicone, algumas pessoas acabam se arrependendo e passam a ter dificuldades de adaptação ao novo desenho corporal, sentindo-se com o tórax demasiadamente grande ou impossibilitadas de ajustar-se ao tipo de roupas que gostariam de usar. Isso é normal entre os seres humanos, visto que, com o passar do tempo, nossos conceitos de beleza e idealização corporal vão sendo modificados.
A busca pelo explante de silicone ainda está longe de superar a procura pelo implante, mas está em crescimento. Nos últimos anos, muitas pacientes têm buscado a cirurgia para retirada do implante mamário (explante) seja por mudança de estilo de vida – como o envelhecimento, ganho de peso e mudança de hábitos – ou simplesmente por “ter cansado do visual de mamas com prótese”.
O explante de silicone é um ato cirúrgico realizado por petição da paciente. Ou seja, o desejo de retirada das próteses de silicone para voltar a ter seios naturais.
A paciente deve estar muito segura do desejo de fazer o explante, pois é um ato cirúrgico. Uma vez removida a prótese, o seio poderá ficar mais flácido e vazio. Algumas vezes o volume e a flacidez residual não são tão importantes e a simples retirada das próteses resolve a queixa, porém, às vezes o volume fica bastante reduzido e poderá ser necessário uma remodelação da mama, normalmente uma mastopexia. Isso implica em cicatrizes mais extensas e permanentes.
Portanto, cada caso é um caso e a solução deve ser personalizada para cada paciente.