Entenda a ninfoplastia ou cirurgia íntima

Por: Estética - Por Dr. Rodrigo Agacy e Dra. Ana Paula Passini
Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Ninfoplastia é a designação da intervenção cirúrgica mais frequente de entre todas as cirurgias da intimidade. A queixa mais comum que leva à realização da ninfoplastia é a hipertrofia (aumento) dos pequenos lábios vaginais e o seu objetivo e a correção dessa alteração. As causas do aumento do tamanho dos pequenos lábios podem ser congênitas ou adquiridas, levando a um desconforto de ordem estética, funcional e emocional.

Um grande número de mulheres deixa de ter uma vida sexual ativa por complexos e vergonha da aparência do seu órgão genital.  Outras ficam impedidas de usarem calças justas, biquínis e roupas de ginástica, por constrangimento. O pós-operatório da ninfoplastia apresenta mínimas dores. São prescritos apenas analgésicos comuns. O inchaço (edema) e possíveis machas roxas (equimose) na região são reduzidos em aproximadamente 14 dias.

O retorno ao trabalho poderá ocorrer 3 dias após a cirurgia, evitando-se esforços físicos. As atividades sexuais deverão ser evitadas nos primeiros 30 dias. Não existe a necessidade de se retirar pontos, pois os mesmos são absorvidos pelo organismo. O resultado final da ninfoplastia ocorre 6 (seis) meses após a cirurgia, período de amadurecimento da cicatriz. No entanto em 80% dos casos, o resultado final pode ser alcançado no segundo mês após a cirurgia.

Dr. Rodrigo Agacy
CRM-SC 15.458
agacyepassini.com.br

Veja também

As mulheres o tabagismo e a gravidez
Conheça os riscos e livre-se o quanto antes desse hábito nocivo.
Dia Nacional de Combate a Sífilis chama atenção para a doença
O dia 16 de outubro marca a data, mas orientações, testes rápidos e acesso facilitado ao tratamento fazem parte da rotina diária da saúde.
Boletim coronavírus do dia 21 de outubro de 2021
Nas últimas 24 horas foram 25 novos casos e 50 pessoas recuperadas.
Vacinação de adolescentes contra a Covid é retomada em Jaraguá
Quem tiver idade entre 12 e 17 anos pode procurar a Central de Vacinas acompanhado dos pais ou portando declaração que os autoriza a tomar o imunizante.
Boletim coronavírus do dia 20 de outubro de 2021
Nas últimas 24 horas foram 39 novos casos e 43 pessoas recuperadas.