Em premiação, Jaraguá é eleita como a melhor cidade em desenvolvimento socioeconômico

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli esteve em Brasília na noite de ontem representando o município na entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila. A iniciativa tem como objetivo reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros com o “Oscar da Gestão Pública”.
A festa da premiação em Brasília contou com a presença de autoridades dos três poderes, como o vice-presidente da república, Hamilton Mourão; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco; além de vários ministros.
O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final avaliando cinco pilares: eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento e ordem pública. Cinquenta e dois municípios concorreram, sendo escolhidas as três melhores cidades do país em cada pilar, considerando o grupo populacional filtrado na fase estadual. 
Jaraguá do Sul ficou em primeiro lugar do Brasil em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Jaraguá do Sul conquistou a premiação por um conjunto de fatores, tais como educação, segurança, renda per capta, emprego e desenvolvimento. Além disso, o município ficou entre as três cidades excelentes do brasil.
De Brasília, o prefeito Antídio Lunelli falou sobre a importância da conquista. “É uma felicidade. Esse reconhecimento é fruto de trabalho e seriedade. Parabéns, Jaraguá do Sul”.
Na última segunda-feira, Jaraguá do Sul também ficou entre as 10 cidades mais competitivas e sustentáveis do Brasil em ranking elaborado pelo Centro de Liderança Pública.

Veja também

João Pessoa vence a Taça Jaraguá de Futebol
Competição que substituiu o tradicional Campeonato Varzeano terminou no último sábado.
Prefeitura inaugura nesta quinta-feira nova policlínica
Estrutura irá funcionar anexa à Galeria Park Menel e é fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade Estácio.
Palco itinerante de Natal começa hoje a circular pelas ruas de Jaraguá
Roteiro segue até domingo por todas as regiões da cidade.
Festival de Teatro tem duas noites de apresentações
Ao todo 18 peças serão encenadas entre hoje e amanhã no palco do Pequeno Teatro da SCAR.
Agricultura na Praça divulga o trabalho de produtores locais
Iniciativa distribuiu mudas de hortaliças e serviu para valorizar o trabalho do produtor rural.