Eliane Bogo leva a filantropia como um estilo de vida

Por: Eduardo Klemtz
Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Quem conhece Eliane Cristine Bogo acredita que a empresária de 42 anos possui a vida perfeita: é dona do próprio negócio, gosta de viajar e se arriscar em novos desafios e está sempre com um sorriso estampado no rosto, compartilhando a sua felicidade por onde passa. Conversando com a empresária em uma entrevista honesta, reveladora e bem humorada, a massarandubense já revela logo de início que a sua vida nem sempre foi um mar de flores. “Quando eu tinha 17 anos a minha mãe sofreu um acidente muito grave. Na época precisei assumir o mercado da minha família e ainda era muito nova. Com dois irmãos adolescentes ao meu lado e uma mãe em estado de coma, fui muito acolhida e ajudada pela comunidade de Massaranduba. Foi naquele momento que fiz uma promessa para mim mesma: O dia em que eu pudesse e tivesse condições, ajudaria as pessoas com todo o meu amor. Como eu ainda era apenas uma jovem, muitas pessoas não acreditaram que eu daria conta ou chegaria onde cheguei nos dias de hoje. Como o mercado da minha mãe era parte de uma sociedade entre a família, decidi criar o meu próprio negócio aos 21 anos, o Mercado Bogo. Nele trabalho até hoje, com muito carinho e gratidão por nunca ter desistido do meu sonho e ter me estabilizado financeiramente”, revela Eliane.

Há mais de 20 anos fazendo trabalhos voluntários, Eliane faz parte da diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do Corpo de Bombeiros Voluntários de Massaranduba, da Associação Empresarial (ACIAM) e da Casa da Amizade, uma entidade que procura oferecer condições dignas de vida e oportunidades à quem necessita pela região. “Como também sou proprietária de um espaço de eventos em Massaranduba, realizo a Noite das Massas da APAE todo ano, assim como a Noite das Sopas da Casa Amizade. Também cedo meu espaço para a Noite do Arroz do Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade. Eu amo cozinhar, então em alguns eventos eu mesma estou comandando a cozinha e fico na linha de frente junto com a minha equipe. Como uma pessoa filantrópica, eu não posso reclamar. Sempre tive as portas abertas e a confiança dos massarandubenses em meu trabalho. É muito gratificante”, afirma. A empresária ainda lembra da greve dos caminhoneiros, que parou o Brasil há dois anos atrás: “Durante uma noite de dia de semana, uma amiga minha me ligou e disse que tinham caminhoneiros passando fome enquanto lutavam pelos seus direitos nas rodovias da região. Decidi divulgar nas redes sociais e da noite para o dia as pessoas começaram a me doar dinheiro e ingredientes e consequentemente fizemos 400 litros de feijão. Foi muito emocionante. O povo daqui abraça as causas de olhos fechados. Somos pessoas que levam solidariedade no sangue, então é muito bacana”, frisa.

Nos preparativos finais para a segunda edição do seu evento chamado de “O que aprendi com a vida: depoimentos e emoções”, que acontece dia 5 de março, Eliane conta que para este ano selecionou três mulheres incríveis que estarão conversando com o público em um formato de “TED Talk”, contando as suas histórias de vida. A empresária fez questão de que todas as três fossem massarandubenses, pois ela procura por pessoas que convivem com a comunidade e que os telespectadores vejam que não estão sozinhos nas suas dificuldades e que todos possuem os seus desafios e obstáculos, não importa a sua idade ou a classe social. “Uma das palestrantes é Anne Lore Schreiber Manke, ela tem 82 anos e quer demonstrar que pode se envelhecer com saúde e felicidade. Ela foi o nome por trás do presidente Irineu Manke, que ficou por 32 anos no comando da Cooperativa Juriti e também foi Prefeito de Massaranduba.

Além de ser uma excelente esposa, ela criou 7 filhos, todos bem sucedidos atualmente, e nunca saiu do lado do seu marido durante a presidência. O segundo nome é Sandra Andreia Schveitzer Besen. Ela administra a propriedade da família do esposo e é Presidente do Núcleo Feminino da Cooperativa Juriti composto por 50 mulheres (esposas de sócios e associadas). A Cooperativa Juriti possui atualmente 738 associados. Ela é exemplo de resiliência e independência e mostra que a mulher agricultora pode sim cuidar das suas terras e ainda assim se interar na nossa sociedade. Ela assumiu a propriedade e quer mostrar que é possível continuar vivendo e ser muito feliz. O último nome é de uma amiga e símbolo de muita garra Maria Lourdes de Oliveira. Há 25 anos como Diretora da APAE, ela vai dar uma palestra sobre a aceitação da deficiência das crianças para os seus pais, os processos de adaptação e como as mulheres que possuem crianças especiais na família devem agir com necessidades educativas especiais. Ela vai expressar para as convidadas que é possível conviver com isso de maneira positiva”, propaga Eliane. Toda a renda do evento é doada para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Guaramirim, que também atende as mulheres massarandubenses. “Sempre falo para as mulheres de Guaramirim que sou a casa delas em Massaranduba”, adiciona a organizadora do evento.

Vida pessoal e planos para o futuro
Apesar de Eliane Cristine Bogo ser uma mulher elegante e bastante vaidosa, ela não deixa que isso a defina e não pensa duas vezes antes de sair do salto para dar o seu melhor na sua rotina corrida do dia a dia. “Me considero uma mulher extremamente batalhadora. Eu estou sempre resolvendo negócios, não fico só no meu escritório pois gosto de estar olho a olho com os meus clientes. Recebo muito carinho, beijos e abraços e as pessoas me conhecem e procuram por alguém de confiança e que leva o seu trabalho a sério. Fico na linha de frente do meu mercado, levo as compras dos meus clientes até o carro deles se necessário, uso a mesma roupa que meus funcionários e sempre pontifico que sou igual cada um deles, expondo que todos estamos aqui para vencer e ter sucesso. Durante 20 anos trabalhei de domingo à domingo, e não é fácil, mas quando se faz o que ama com muito carinho, não é apenas uma obrigação. Posso me considerar verdadeiramente uma viciada em trabalho e acredito que herdei isso da minha mãe (risos)”, descreve.

Quando questionada sobre qual o significado de “sucesso” na sua vida, Eliane não hesita em responder: “Ser bem sucedida é equilibrar a roda da vida, a família, espiritualidade, trabalho, religião, acredito que o equilíbrio é o que traz sucesso, felicidade não vem apenas do dinheiro. Felicidade depende muito da forma como você reage ao que te acontece. Me considero uma pessoa em constante evolução. Sempre busco novos desafios, cursos, leio livros... Sou apaixonada por assuntos que envolvem o desenvolvimento humano, por causa do acidente que aconteceu com a minha mãe. Como ela depende de mim, as pessoas me perguntam diariamente: “Meu Deus, como você consegue?”, mas o meu planejamento ajuda muito! Sou uma pessoa extremamente organizada que visualiza e se planifica para todos os cenários”, relata.

Com uma educação bastante rígida desde nova, Eliane transparece que sente falta dos seus anos mais jovens, devido ao acidente de sua mãe. “Perdi um pouco da minha juventude porque precisei crescer e cuidar dela. Fiz a minha carteira de motorista aos 18 anos e comecei a levá-la para todos os cantos, pois em Massaranduba não tinha um hospital com as tecnologias que ela precisava na época. Mas, refletindo sobre isso hoje, vejo que fez parte da minha evolução e foi o que me moldou e trouxe o meu crescimento. A minha mãe é meu exemplo de vida, e jamais irei ficar sem cuidar dela, foi uma inversão de papéis, o amor é muito grande. Um fato bem marcante foi quando ela me disse ainda antes do acidente que assim que eu fizesse 18 anos ela ia me dar uma grande surpresa. Quando a data chegou, ela estava em coma, e eu estava muito triste pois imaginava que a sua promessa não iria se cumprir, até que ela me deu um beijo e acordou para iniciar a sua recuperação. Foi muito emocionante e tenho este dia registrado no meu coração até hoje”, salienta emocionada.

Sendo a proprietária do Mercado Bogo e ainda comandando um espaço de eventos, Eliane conta que já realizou muitos sonhos durante toda a sua vida, mas ainda tem muitas aspirações que gostaria de realizar futuramente. “Eu sou muito feliz e grata por tudo que tenho, mas sou também pró-ativa e não quero parar no tempo. Estou sempre buscando novas metas para superá-las. Hoje em dia ser uma mulher com atitude é enfrentar os preconceitos e contrariar quem diz que você não vai conseguir. As mulheres que possuem coragem devem se arriscar. O seu sonho é possível é realizável. Tudo o que acontece em sua volta é por uma razão. A tempestade é temporária e definitivamente vai passar e se transformar em algo melhor”, encerra a empreendedora.

BATE-BOLA:
Comida favorita: Salmão
Comida favorita: Salmão
Livro: O Poder do Agora, de Eckhart Tolle
Religião: Católica, mas respeito e admiro todas as religiões
Música: U2 - Beautiful Day
Exercício: Musculação
Produto de beleza: Batom e rímel
Um dia memorável: Não consigo escolher um. O renascimento da minha mãe e o nascimento da minha filha.
Filme preferido: Amarga Sinfonia de Auschwitz
Estilo no dia a dia: Eclética, quando saio gosto de me produzir
Rede social: Facebook
Não vive sem: Celular
Época do ano favorita: Final de ano
Ser mulher é: Plenitude
Frase:Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você”. Jean Paul Sartre.

Veja também

Rede Nossa: Musa fitness jaraguaense Emmelyn Silva já tem mais de 50 mil seguidores nas redes sociais
Quem olha para ela não acredita, mas ela afirma que já chegou perto dos 100 kg antes de perceber que precisava mudar!
Rede Nossa: Conheça a história de Tiago Wickmann e a sua paixão pela música
Ele é famoso por fazer os melhores acústicos da cidade, sempre com um sorriso estampado no rosto
Rede Nossa: Pá e Bola com Moa Gonçalves #3 - Kátia Kohlbach
A nossa convidada de hoje é uma amiga muito querida e de coração perfumado!
Rede Nossa: 'Não tenho inimigos políticos', declara Ivo Konell em entrevista exclusiva para Revista Nossa
Ex-prefeito afirma, no entanto, que possui muitos adversários e que se vê como a melhor opção para substituir Antídio Lunelli do poder
Rede Nossa: Pá e Bola com Moa Gonçalves #2 - Roberta Vargas
Essa linda capricorniana é empresária da moda, proprietária da  Senhoritta Boutique, extrovertida, divertida e adora ajudar as pessoas