Educação aplica simulado da Prova Brasil

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

A Secretaria de Educação aplicou ontem nos alunos dos 9ºs anos a Prova Jaraguá. Essa prova é um simulado que testa os conhecimentos dos alunos em língua portuguesa e matemática. A Prova Jaraguá é uma antecipação à Prova Brasil do Sistema Nacional de Avaliação da Educação (Saeb) e avalia o conhecimento dos alunos em todo o país em língua portuguesa – com foco em leitura – e matemática – com foco na resolução de problemas. Há ainda um questionário socioeconômico em que os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. A Prova Brasil será aplicada apenas a partir de novembro.
“Apesar da pandemia e dos anos letivos atípicos de 2020 e 2021, o MEC vai aplicar o exame do Saeb de oito de novembro a 10 de dezembro deste ano. A rede municipal ofertou formação aos professores relacionada às provas e as unidades de ensino estão aplicando simulados sucessivos acerca das habilidades e competências do nosso currículo, já visando a preparação para a prova do Saeb”, explica a secretária de Educação, Ivana Dias.

O que o Inep anunciou
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou a Portaria nº 250/2021, que estabelece as diretrizes para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. A aplicação dos instrumentos da avaliação será de oito de novembro a 10 de dezembro, em todas as unidades da federação.
Em 2021 a aplicação seguirá os mesmos moldes de 2019. Haverá aplicação censitária nas escolas públicas para o 5º e o 9º ano do ensino fundamental e para a 3ª e a 4ª série do ensino médio. Essas mesmas etapas serão avaliadas em formato amostral, nas escolas privadas. Os estudantes responderão a um questionário e testes de língua portuguesa (leitura) e matemática. Professores e diretores também participarão da avaliação.
O 2º ano do ensino fundamental será avaliado em formato amostral nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Além disso, haverá aplicação amostral de testes de ciências humanas e ciências da natureza para os alunos do 9º ano do ensino fundamental.
A novidade de 2021 é a avaliação da educação infantil, que será feita de forma amostral, por meio de questionários aplicados aos secretários municipais de educação, diretores e professores dessa etapa. No Saeb 2019, essa avaliação ocorreu como estudo-piloto.

Inclusão
Os estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação poderão participar do Saeb 2021, desde que estejam devidamente registrados no Censo da Educação Básica 2021 e que componham a população-alvo do Saeb 2021.
Os profissionais que rotineiramente acompanham esses estudantes poderão estar presentes durante a aplicação dos instrumentos, desde que isso seja informado no agendamento da aplicação e que o Termo de Compromisso esteja devidamente assinado.

Resultados
Os resultados preliminares das escolas participantes do Saeb 2021 poderão ser acessados pelos diretores escolares em até 190 dias após o término do período de aplicação da avaliação, por meio do Sistema Saeb. Os resultados por estado, região e Brasil serão divulgados em até 90 dias após a comunicação dos resultados preliminares.  

 

Veja também

Delegação de Jaraguá do Sul conquista 29 medalhas no Catarinense de Bicicross
Terceira etapa do campeonato reuniu competidores em casa.
VacinAção Solidária: mais 360 quilos de alimentos são distribuídos
Desta vez a arrecadação foi destinada às comunidades terapêuticas Padre Aloísio Boeing e Novo Amanhã e Cristã Evangélica Ser Igreja.
Equipe de Jaraguá se destaca em campeonato de xadrez
Dos 20 atletas da delegação, 15 conquistaram colocações e medalhas para o município.
Mais de três mil pessoas se vacinaram contra a Covid no fim de semana
Procura pela segunda dose, no entanto, segue abaixo do esperado.
Bombeiros retomam buscas por jaraguaense desaparecido no mar
Afogamento foi registrado na tarde de ontem na praia do Ervino, em São Francisco do Sul.
Equipe de tiro tem final de semana positivo
Atletas se dividiram entre a sexta etapa do Campeonato Catarinense de Carabina Livre e o 47º Campeonato Sul-Brasileiro de Carabina.