Dr. Rodrigo Agacy destaca os benefícios da ginecomastia

Por: Estética - Por Dr. Rodrigo Agacy e Dra. Ana Paula Passini
Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Nos dias de hoje a aparência e o contorno corporal tem despertado nos homens um maior interesse pela cirurgia plástica. Uma das alterações que mais incomoda os adultos jovens é a formação de ginecomastia. A ginecomastia é o desenvolvimento das mamas nos homens e pode estar relacionada a certas patologias ou à alteração hormonal. Na puberdade ela é bastante comum e normalmente regride espontaneamente sem precisar de nenhum tratamento. Quando ela persiste existe a necessidade de investigar a causa. Nos pacientes jovens o aumento de peso e o uso de anabolizantes são as causas mais comuns.

Em pacientes mais velhos ela pode estar relacionada ao aumento de peso, distúrbios da glândula tireóide ou ao uso de medicamentos para o controle de tumores na próstata. Essa alteração costuma gerar constrangimento principalmente em ocasiões em que se fica com o corpo exposto, como na praia, na piscina ou fazendo exercícios físicos, o que estimula a procura por tratamento.

Após o controle da sua causa, a cirurgia plástica trata o paciente de acordo com o tipo de ginecomastia que se apresenta. Podemos utilizar lipoaspiração quando há um predomínio de gordura, lipoaspiração associada à ressecção cirúrgica quando a mama tem uma quantidade de gordura e de glândula mais ou menos equivalente ou simplesmente a ressecção cirúrgica quando só há hipertrofia da glândula. É um tratamento realizado em ambiente hospitalar sob anestesia e o tempo de internação pode variar de algumas horas a 01 dia.

O paciente deverá utilizar um colete de malha cirúrgica por aproximadamente 30 dias, os pontos são retirados em torno de uma semana e quando é necessária à utilização de dreno, este é retirado por volta do terceiro dia pós-operatório. O resultado é bastante satisfatório, o retorno às suas atividades habituais é bastante rápida, e o resgate da autoestima masculina é o maior benefício desse procedimento.

Dr. Rodrigo Agacy 
CRM-SC 15.458 
agacyepassini.com.br

Veja também

Vacinação de adolescentes contra a Covid é retomada em Jaraguá
Quem tiver idade entre 12 e 17 anos pode procurar a Central de Vacinas acompanhado dos pais ou portando declaração que os autoriza a tomar o imunizante.
Boletim coronavírus do dia 20 de outubro de 2021
Nas últimas 24 horas foram 39 novos casos e 43 pessoas recuperadas.
Combate à Covid-19: mais de 2.500 doses foram aplicadas no fim de semana
Procura maior tem sido pela segunda dose, mas município liberou também dose de reforço para os profissionais da saúde que receberam as duas doses até 30 de abril.
Campanha de multivacinação continua até 29 de outubro
Postos de saúde estão fornecendo o Certificado de Vacinação em Dia de 2021, necessário no momento das matrículas e rematrículas escolares.
Boletim coronavírus do dia 18 de outubro de 2021
Nas últimas 48 horas foram 39 novos casos e 41 pessoas recuperadas.
Segunda dose da Pfizer é antecipada para novo grupo
Agora, quem tomou a primeira vacina até 21 de agosto já pode procurar a Central para completar o ciclo de imunização.