Diminui o intervalo da segunda dose para quem tomou a vacina Pfizer.

Por: Revista Nossa Foto:
Compartilhe

Redução do intervalo entre doses da vacina da Pfizer vale a partir desta quarta (15)

Aplicada no Brasil desde maio, vacina da Pfizer teve o intervalo ampliado para 90 dias por causa da baixa oferta inicial do imunizante

                                                       Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

 

Passa a valer a partir desta quinta-feira (15) a redução de intervalo entre as doses da vacina da Pfizer, conforme afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta segunda-feira (13). A partir de agora, o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose da Pfizer cai dos atuais 90 dias para 21 dias.

A redução do prazo tem como objetivo frear os casos da variante Delta do novo coronavírus, mais contagiosa que as variantes anteriores.

Especialistas reforçam que a Pfizer deve ser utilizada como terceira dose

 

Conselho de SP autoriza uso da Pfizer onde não houver 2ª dose da AstraZeneca

“A partir do dia 15 só. Era doze semanas, agora serão oito semanas. Então, a partir do dia 15 há como assegurar vacinas para isso. Se, por ventura, a AstraZeneca, por conta de questões operacionais faltar, eventualmente, pode se usar a intercambialidade. Agora, o critério não pode ser ‘faltou um dia já troca’, senão a gente não consegue avançar”, explicou o ministro.

Aplicada no Brasil desde maio, a vacina da Pfizer teve o intervalo ampliado para 90 dias por causa da baixa oferta inicial do imunizante. Nos últimos meses, o fornecimento regularizou-se, tornando possível o encolhimento do intervalo para o prazo determinado pelo fabricante.

A possibilidade de antecipação do prazo da vacina da Pfizer tinha sido anunciada pelo Ministério da Saúde no fim de julho. A decisão havia sido tomada pelo governo federal junto com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Veja também

Delegação de Jaraguá do Sul conquista 29 medalhas no Catarinense de Bicicross
Terceira etapa do campeonato reuniu competidores em casa.
Equipe de Jaraguá se destaca em campeonato de xadrez
Dos 20 atletas da delegação, 15 conquistaram colocações e medalhas para o município.
Mais de três mil pessoas se vacinaram contra a Covid no fim de semana
Procura pela segunda dose, no entanto, segue abaixo do esperado.
Equipe de tiro tem final de semana positivo
Atletas se dividiram entre a sexta etapa do Campeonato Catarinense de Carabina Livre e o 47º Campeonato Sul-Brasileiro de Carabina.
Central de Vacinas Covid com horário reduzido nesta quarta-feira
Quem tem retorno previsto para a data pode antecipar a segunda dose hoje ou amanhã.