Cuidados com a pele no inverno

Por: Dicas do Dr. Vicente
Foto: Divulgação
Compartilhe

O nosso organismo produz um hidratante natural que protege a pele de várias doenças. Ele é chamado manto hidrolipídico e consiste em uma camada de substâncias gordurosas que recobre a pele de todo o nosso corpo.

Durante o inverno o ar fica mais seco, o frio diminui a transpiração do corpo e tomamos banhos mais quentes que removem a oleosidade da pele. Tudo isso faz com que a epiderme do rosto e do corpo resseque e fique esbranquiçada, o que indica a desnaturação das proteínas.

Com o ressecamento, a pele pode sofrer com algumas doenças. As mais comuns são as dermatites, como as dermatites seborreicas (entre elas a caspa), a dermatite atópica, a psoríase e também a ictiose.

 

Como manter a pele saudável no inverno

 

  • Beba por dia no mínimo dois litros de água, chás ou sucos de frutas para manter a hidratação da pele e de todo o organismo. Um corpo bem hidratado apresenta uma pele macia e elástica.
  • Evite banhos quentes e muito demorados; não se ensaboe demais nem se esfregue com esponjas, para não remover a proteção natural da pele.
  • Use hidratante logo após o banho – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, pois ajuda na penetração do creme.
  • Se sua pele for oleosa e com acne, use hidratante sem óleo no rosto e tórax que são geralmente as áreas de maior oleosidade.
  • Os lábios também costumam ressecar no inverno. Use hidratantes labiais para evitar rachaduras.
  • Pratique uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes.
  • Coma legumes, hortaliças e frutas, que são fontes de vitaminas e minerais que previnem o envelhecimento da pele: frutas cítricas ricas em vitamina C e os vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura são exemplos de alimentos adequados para a estação.
  • A soja tem isoflavonas que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Também castanhas, nozes e amêndoas, ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, ajudam a manter a pele saudável e bonita.

 

Se seguir essas dicas e ainda assim sua pele estiver muito ressecada, consulte o dermatologista.

Veja também

SOBRE OS MIL REAIS...
CONFIRA A COLUNA DESTA SEXTA-FEIRA-22-10
Confira a Coluna do Moa desta quinta-feira 21-10
TÁ AFIM DE GANHAR MIL REAIS?
As mulheres o tabagismo e a gravidez
Conheça os riscos e livre-se o quanto antes desse hábito nocivo.
Dia Nacional de Combate a Sífilis chama atenção para a doença
O dia 16 de outubro marca a data, mas orientações, testes rápidos e acesso facilitado ao tratamento fazem parte da rotina diária da saúde.
Boletim coronavírus do dia 21 de outubro de 2021
Nas últimas 24 horas foram 25 novos casos e 50 pessoas recuperadas.