Covid-19: complete seu esquema vacinal e garante a sua proteção e a de quem você ama

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

Em Jaraguá do Sul, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 132.231 pessoas já tomaram, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19. Isso corresponde a 86% da população com 12 anos ou mais a ser vacinada no município (152.165 pessoas, segundo estimativa do Ministério da Saúde). Já completaram o esquema vacinal com as duas doses 64% do público-alvo do Plano Nacional de Imunização.
Os números são positivos e, mais do que isso, trazem esperança em relação à retomada segura das atividades. Mas o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti lembra que é importante completar a imunização com as duas doses. “Mesmo que a pessoa esteja com a segunda dose atrasada em alguns dias, é fundamental que compareça à Central de Vacinas e complete o esquema vacinal. A eficácia prometida foi determinada a partir de estudos com duas aplicações”, ressalta.
Além de aumentar a proteção contra a Covid-19, a segunda dose e, agora, o reforço com a terceira dose, ajudam a prolongá-la. “Quem não completa o ciclo de imunização está mais sujeito à infecção pelo coronavírus e esse indivíduo não contribui para o controle da circulação do vírus”, acrescenta Moretti. O secretário de saúde também afirma que a vacinação tem sido fundamental para controlar o avanço da pandemia no município. “Percebemos claramente a redução no número de internações e óbitos em decorrência da Covid-19 e isso, em grande parte, se deve à vacinação”, pontua.
O diretor de Vigilância Epidemiológica, Dalton Fischer lembra, ainda, que decretos do Governo do Estado autorizaram a retomada de eventos, mas uma das condições estabelecidas para o acesso do público é a vacinação completa. “Estamos recebendo solicitações para realização de eventos seguros no município e já temos preparados protocolos de contingência. A vacinação com as duas doses está inserida como condição, nestes protocolos”, alerta.
A gerente de Vigilância Epidemiológica, Talita Piccoli Sevegnani reforça que a data de retorno para a segunda dose fica marcada na carteirinha de vacinação. À medida em que o município recebe doses do Ministério da Saúde e Governo do Estado, também avança o calendário de vacinação com a antecipação das doses e o reforço da terceira dose. “Tudo isso comunicamos pelas redes sociais da prefeitura”, salienta.

Veja também

João Pessoa vence a Taça Jaraguá de Futebol
Competição que substituiu o tradicional Campeonato Varzeano terminou no último sábado.
Prefeitura inaugura nesta quinta-feira nova policlínica
Estrutura irá funcionar anexa à Galeria Park Menel e é fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade Estácio.
Palco itinerante de Natal começa hoje a circular pelas ruas de Jaraguá
Roteiro segue até domingo por todas as regiões da cidade.
Festival de Teatro tem duas noites de apresentações
Ao todo 18 peças serão encenadas entre hoje e amanhã no palco do Pequeno Teatro da SCAR.
Agricultura na Praça divulga o trabalho de produtores locais
Iniciativa distribuiu mudas de hortaliças e serviu para valorizar o trabalho do produtor rural.