Congresso técnico reúne integrantes do Campeonato de Seleções
Congresso técnico reuniu ontem à noite, na Arena Jaraguá, as comissões técnicas das 10 seleções do Campeonato Brasileiro de Seleções que ocorre na cidade. O evento esportivo, promovido pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), teve os confrontos iniciados hoje, no Ginásio Arthur Müller (confira a tabela abaixo). Estiveram presentes o coordenador de seleções da Federação Catarinense de Voleibol e o delegado técnico da CBV, André Testa; além do comitê organizador, composto pelo diretor de competição, Dante Klaser; diretor de arbitragem, Fabrício Feliciano; e pelo supervisor da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Luderitz Gonçalves Filho.
Antes de iniciar os trabalhos técnicos, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry apresentou a equipe que está trabalhando nos bastidores da competição, controlando toda a logística de hospedagem, alimentação e transporte. Também foi disponibilizada toda a rede de internet para transmissão das partidas, envio de dados para a CBV em tempo real e sonorização do Ginásio Arthur Müller.
“Estamos no circuito de grandes eventos, pois temos uma equipe preparada, com profissionais da área e equipamentos esportivos de qualidade, como a Arena Jaraguá, a pista de atletismo e o Ginásio Arthur Müller. É um prazer receber o primeiro Campeonato de Seleções realizado fora de Saquarema e do Distrito Federal. Já mostramos nossa capacidade para grandes eventos em 2020, quando realizamos aqui a Taça Brasil, com a Arena Jaraguá lotada em todas as partidas. Sintam-se acolhidos pelo povo de Jaraguá do Sul e desejamos a todos uma excelente competição”, disse a secretária.
O diretor da competição e presidente da Federação Catarinense de Voleibol, Dante Klaser enfatizou a importância das disputas como uma coroação do árduo trabalho de atletas e técnicos, pois se trata do campeonato mais importante para a categoria sub 19. “Estamos realizando o primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções fora do Distrito Federal e do Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, e tenho a certeza de que cumpriremos essa tarefa com competência”, declarou Dante.O diretor de arbitragem, Fabrício Feliciano enalteceu a criação do “desafio”, com revisão de lances em câmera lenta. Lembrou que o papel do árbitro nas categorias de base deve ser mais instrutivo do que punitivo e que há a necessidade de rever a relação entre árbitro e comissões técnicas sempre com o objetivo de agir de maneira justa e cordial. “Assim como o esporte de modo geral, a arbitragem também vem evoluindo, utilizando da tecnologia e eliminando as falhas humanas. O convívio em quadra deve ser o mais cordial e respeitoso possível e a nossa orientação para os árbitros é que, principalmente para as categorias mais jovens, atuem sempre cumprindo rigorosamente as regras, mas que aproveitem para orientar os atletas sobre a infração cometida”, explicou.
As comissões técnicas fizeram perguntas e André Testa passou detalhes sobre as rotinas diárias, horários das refeições, transporte e tabela de jogos. As partidas terão transmissão ao vivo clicando aqui.