Coisas que podem causar câncer

Por: Dicas do Dr. Vicente
Foto: Divulgação
Compartilhe

O câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil. São mais de duzentas mil vítimas por ano – e este número deve crescer. Conheça algumas das situações associadas a um maior risco de câncer a longo prazo e siga as dicas de como evitar a doença.

Obesidade - O excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico no organismo que estimula a proliferação celular, o que contribui para a formação de diversos tipos de câncer.

Evite se alimentar em excesso e faça exercícios físicos.

Excesso de sal – A ingestão de até cinco gramas de sal ao dia é boa para a saúde, mas, em excesso, o sal incentiva o surgimento de úlceras que podem evoluir para câncer de estômago. Lembre-se que o sal também é usado em grande quantidade como conservante nos alimentos industrializados.

Excesso de açúcar - Seu consumo exagerado aumenta o nível de insulina – hormônio que promove o crescimento – e o câncer nada mais é do que o crescimento descontrolado de células. Em longo prazo, pode favorecer o aumento de células tumorais.

Reduza o sal, o açúcar branco e farinhas refinadas

Tabaco - O fumo é responsável por 90% de todos os casos de câncer de pulmão, um dos que mais mata, e por diversos outros tipos de câncer como os de boca, esôfago e pâncreas.

Deixe de fumar!

Abuso de álcool - O álcool, além de ter efeito cancerígeno, funciona como solvente, facilitando a entrada de outras substâncias que podem causar a doença. Diversos tipos de tumores estão relacionados ao abuso de álcool, como o de mama, boca, esôfago, estômago, fígado e intestino.

Um bom limite é duas latas de cerveja ou cálices de vinho por dia para homens e uma para mulheres, no máximo cinco vezes por semana.

Carnes processadas - Os embutidos e defumados passam por muitos processos e recebem inúmeras substâncias químicas para realçar seu sabor ou para conservação. Consuma com moderação os produtos de carne processada.

Siga as dicas e garanta uma vida com menor risco de câncer.

Veja também

SOBRE OS MIL REAIS...
CONFIRA A COLUNA DESTA SEXTA-FEIRA-22-10
Novale Hub está com inscrições abertas para workshop
Inscritos poderão colaborar com projetos cujo objetivo é solucionar problemas urbanos por meio de um processo intensivo de trabalho em grupo.
BTA Aditivos irá se instalar em Jaraguá do Sul
Representantes da indústria de aditivos de nutrição animal estiveram reunidos com prefeito, Antídio Lunelli para apresentar o plano de implantação da unidade fabril no bairro Santa Luzia.
Simulado avaliou o conhecimento de alunos da rede municipal de ensino
O objetivo é traçar um diagnóstico da aprendizagem com base no desempenho dos estudantes.
Guaramirim poderá ter prédios com até 25 andares
Aprovação de projeto que trata sobre o zoneamento, uso e ocupação de solo foi aprovado em primeiro turno pela Câmara.