Cirurgia plástica na terceira idade

Por: Estética - Por Dr. Rodrigo Agacy e Dra. Ana Paula Passini
Foto: Divulgação
Compartilhe

Uma pergunta muito comum em nosso consultório é: qual a idade limite para se fazer uma cirurgia plástica? Ou a partir de qual idade pode ser realizada uma cirurgia plástica? Devido ao grande número de procedimentos que a especialidade envolve, algumas cirurgias são mais comuns em determinadas faixas etárias. Adolescentes, por exemplo, realizam correção de orelhas em abano; mulheres jovens e que não amamentaram procuram muito por lipoaspiração e próteses de mama; mulheres que já amamentaram e estão entre os 30 e 40 anos procuram mais por mamoplastias e cirurgias no abdômen; e mulheres acima dos 50 anos procuram mais por cirurgias de rejuvenescimento facial.

No caso de mulheres acima dos sessenta anos, devido ao envelhecimento natural da pele, a procura por ritidoplastia (combinação de lifting de face e cirurgia das pálpebras) é mais comum. Ou porque a face é a parte do corpo que passa a incomodar mais ou porque a paciente já realizou os outros procedimentos cirúrgicos quando mais jovem. Porém, outros procedimentos também podem ser feitos nessa idade. Não é raro que a paciente manifeste o desejo de colocar implantes de silicone nas mamas, pois com a chegada da menopausa algumas mulheres têm perda acentuada do volume mamário.

Como em toda cirurgia plástica, a segurança é um aspecto muito importante e a cirurgia em pacientes acima dos sessenta anos exige um pré-operatório mais rigoroso que o de uma paciente mais jovem. Exames de laboratório, exames de imagem e uma boa avaliação cardiológica e pré-anestésica são essenciais.

Por não se tratar de cirurgia de urgência, todo problema de saúde deve ser resolvido ou controlado antes da cirurgia. Se a tireoide está desregulada, a pressão alterada ou o diabetes descontrolado, temos que resolver isso antes da cirurgia. Resumindo, a paciente estando em boas condições de saúde não existe idade limite para realizar uma cirurgia plástica.

Veja também

Encontrada mulher desaparecida na Praia Brava
O desaparecimento de Simone estava sendo divulgado por amigos
Dono de construtora de Balneário Camboriú é executado dentro de loja
Ele foi morto a tiros e polícia acredita que pode ter sido um latrocínio    
Coluna do Moa deste sábado
Um empresário caixa alta da city, depois de ter pulado a cerca vária vezes, ter sido...
Coluna do Moa desta sexta-feira
Aquela figurinha bizarra e arrogante que sequer sabia falar e não disse...
Prefeitura adere ao programa Sebraetec
Cidade será a primeira cidade do Estado a desenvolver o programa, que visa apoiar micro e pequenas empresas.