Cirurgia plástica em crianças

Por: Estética - Por Dr. Rodrigo Agacy e Dra. Ana Paula Passini
Foto: Divulgação
Compartilhe

A cirurgia plástica quando realizada em crianças tem um enfoque um pouco diferente. Ao contrário dos adultos, que procuram espontaneamente o consultório médico, as crianças são levadas pelos pais ou porque nascem com alguma malformação ou apresentam sequela devido à algum acidente.

No nascimento as crianças podem apresentar uma malformação chamada lábio leporino, que consiste no não fechamento do lábio durante a sua formação intrauterina e pode apresentar outras malformações associadas, como o não fechamento do palato e deformidades crânio-faciais. A cirurgia reparadora geralmente é realizada nos primeiros meses ou nos primeiros anos de vida.

Outra malformação bastante frequente são as polidactilias, que são os dedos extra-numerários (algumas crianças nascem com seis ou mais dedinhos) e a sindactilia, doença em que alguns dedos estão colados uns aos outros. Nesses dois casos a cirurgia geralmente é realizada nos primeiros anos de vida.

As queimaduras são outro motivo de cirurgia reparadora em criança. Elas são operadas logo que o acidente ocorre para retirar os tecidos queimados e realizar enxerto de pele nas feridas e tardiamente se ocorrem retrações da cicatriz de queimadura.

Quanto à cirurgia estética em crianças, esta fica basicamente restrita às orelhas em abano, sendo que a melhor época para opera-las é em torno dos sete anos de idade. Nessa fase as estruturas anatômicas já estão formadas e a criança ainda não entrou no período escolar,  evitando assim o bullying. Um ponto bastante importante nessas cirurgias estéticas é que a vontade de operar deve partir das crianças e não dos pais. A estes cabe identificar os sinais de insatisfação, como não querer usar o cabelo preso no caso das meninas e usar boné segurando as orelhas no caso dos meninos.

 

AGACY&PASSINI

Cirurgia Plástica

Rua Guilherme Weege, 495 - Centro - Jaraguá do Sul / SC

 Contato:  (47) 3275-1852

 Instagram/Facebook  agacyepassini

Veja também

Dia dos Pais: um dia todinho para agradecer e celebrar o amor
Não importa a idade dos filhos, pai é sempre uma referência. Nesta edição eles prestam uma homenagem àqueles que lhe deram a vida e falam um pouco dessa relação e dos momentos que ficam gravados para sempre na memória de cada um.
A coluna do Moa deste sábado já está no ar.
A nossa amiga e profissional da estética, Daiana Ionara está ultimando detalhes para
A coluna do Moa desta sexta-feira já está no ar.
É divertindo ver a briga entre os irmãos, Bruno Gagliasso e Thiago Gagliasso
Uso preventivo de Hidroxicloroquina reduz risco de agravamento da covid-19, reconhece estudo
Pesquisadores lamentam que o remédio tenha sido desacreditado pela comunidade científica
Postos de saúde abrirão aos sábados para campanha de vacinação
Objetivo é facilitar o acesso ao público que não consegue ir até uma dessas unidades durante a semana.
Saúde dá início a mutirão em Jaraguá do Sul
Mais de 24 mil procedimentos, entre consultas, exames e pequenas cirurgias serão feitos até o fim desse ano.