Cirurgia plástica

Por: Estética - Por Dr. Rodrigo Agacy e Dra. Ana Paula Passini
Foto: Divulgação
Compartilhe

A rotina diária de um cirurgião plástico não é nem um pouco monótona. Dividindo-se entre consultas e cirurgias, o cirurgião prima pela perfeição em todos os seus campos de atuação.

Apesar de o público feminino ser mais frequente nos consultórios desta especialidade, cada paciente é diferente, tanto nas dúvidas a serem questionadas durante uma avaliação quanto nos procedimentos a serem realizados.

Uma das perguntas mais comuns no consultório de um cirurgião plástico é: "qual a idade limite para se fazer uma cirurgia"? Ou "a partir de qual idade pode ser realizada uma cirurgia plástica"? Devido ao grande número de procedimentos que a especialidade envolve, existem algumas cirurgias que são mais comuns em cada faixa etária.

Nos bebês e crianças pequenas geralmente as cirurgias são para correção de casos de malformação congênita, como fissuras faciais, lábio leporino, além das malformações da parede abdominal.

A partir dos sete anos já é possível realizar a correção de orelhas em abano, a otoplastia, pois a formação da cartilagem já está completa nessa idade.

A cirurgia de nariz (rinoplastia) pode ser realizada já na adolescência e pode envolver a parte estética juntamente com a funcional, corrigindo desvio de septo e alterações de cornetos nasais.

Entre pacientes jovens dos 18 aos 30 anos, a maior procura é por lipoaspiração, feita tanto em homens quanto em mulheres, e pelas próteses de mama nas mulheres.

Já entre os 30 e os 40 anos a busca é pela mamoplastia com ou sem a colocação de próteses principalmente pelas mulheres que já amamentaram. Também há grande procura, tanto pelos homens quanto pelas mulheres, por cirurgias de pálpebras (blefaroplastias) e pelas cirurgias no abdômen, como a dermolipectomia associada ou não a lipoaspiração, além da lipoaspiração somente.

Pacientes acima dos 50 anos procuram mais por cirurgias de rejuvenescimento facial, além das lipoabominoplastias e mamoplastias já citadas anteriormente. Nesta faixa etária, devido ao envelhecimento natural da pele, a procura por ritidoplastia (combinação de lifting de face e cirurgia das pálpebras) se torna mais comum ou porque a face é a parte do corpo que passa a incomodar mais ou porque a paciente já realizou os outros procedimentos cirúrgicos quando mais jovem. Porém, outros procedimentos também podem ser feitos nessa idade. Não é raro que a paciente manifeste o desejo de colocar implantes de silicone nas mamas, pois com a chegada da menopausa algumas mulheres têm perda acentuada do volume mamário.

Como em toda cirurgia plástica, a segurança do paciente é um aspecto muito importante. Exames de laboratório, exames de imagem e uma boa avaliação cardiológica e pré-anestésica são essenciais em todos os casos. Além disso, por não se tratar de cirurgia de urgência, todo problema de saúde deve ser resolvido ou controlado antes da cirurgia.

Resumindo: estando o paciente em boas condições de saúde, não existe idade limite para realizar uma cirurgia plástica.

Veja também

Dia dos Pais: um dia todinho para agradecer e celebrar o amor
Não importa a idade dos filhos, pai é sempre uma referência. Nesta edição eles prestam uma homenagem àqueles que lhe deram a vida e falam um pouco dessa relação e dos momentos que ficam gravados para sempre na memória de cada um.
A coluna do Moa deste sábado já está no ar.
A nossa amiga e profissional da estética, Daiana Ionara está ultimando detalhes para
A coluna do Moa desta sexta-feira já está no ar.
É divertindo ver a briga entre os irmãos, Bruno Gagliasso e Thiago Gagliasso
Uso preventivo de Hidroxicloroquina reduz risco de agravamento da covid-19, reconhece estudo
Pesquisadores lamentam que o remédio tenha sido desacreditado pela comunidade científica
Postos de saúde abrirão aos sábados para campanha de vacinação
Objetivo é facilitar o acesso ao público que não consegue ir até uma dessas unidades durante a semana.
Saúde dá início a mutirão em Jaraguá do Sul
Mais de 24 mil procedimentos, entre consultas, exames e pequenas cirurgias serão feitos até o fim desse ano.