Ceviche de tilápia com chips de banana da terra

Por: Gastronomia - Por Tato Branco
Foto: Divulgação
Compartilhe

Ingredientes

500g de filé de tilápia fresco;

1 pimenta dedo de moça;

1 cebola roxa;

Cebolinha picada;

1 colher de azeite de oliva;

¼ de abacate ou manga (opcional);

Gergelim branco e/ou preto torrados;

Suco de 2-3 limões tahiti;

Sal;

1 banana da terra verde;

Óleo pra fritar.

 

Chips de banana

Aqueça o óleo em uma frigideira funda. Faça fatias bem finas no sentido do comprimento com a banana da terra verde. Geralmente ela é bem grande, aí pode cortar ao meio antes de fatiar. Frite por imersão. Escorra em guardanapo e salgue um pouco. Pode guardar em embalagem hermética por uma semana.

 

Ceviche

Prepare os ingredientes – mise en place.

Filete o peixe em cubos (é legal usar o lombo, pois é mais carnudo e os pedaços ficarão mais uniformes). Corte a cebola ao meio no sentido do comprimento e faça tiras o mais fino que conseguir. Esse corte é chamados julienne. A pimenta dedo de moça deve ser cortada em brunoise, ou seja, pedaços bem pequenos. Esprema os limões e pique a cebolinha bem fininho. Se optar por adicionar abacate ou manga, devem ser cortados em cubinhos e estar mais firmes, não maduros demais.

Mão na massa

Junte tudo: peixe, cebola, pimenta, cebolinha, gergelim, abacate ou manga, azeite, sal e o suco de limão. Deixe por cinco minutos. Pode deixar por cinco horas ou mais se preferir acentuar a acidez.

 

Dica da Chef Tucha

Alguns ingredientes são opcionais, como a pimenta, o abacate, o gergelim, a manga e até a cebola. Esses elementos trarão mais sabores e texturas, deixando a preparação mais complexa. Isso significa que você vai brincar mais com o seu paladar. Se não gosta ou não tem disponível no momento, ainda assim pode fazer uma preparação gostosa. Comer dever ser prazeroso e divertido. Além de prático, fácil e acessível.

 

Dica da Sommelière Maiara Bourscheidt

O ceviche é um prato fresco, com bastante acidez e uma certa untuosidade. Essa receita fresca e aromática combina com excelência com o espumante Pericó Cave Branco Brut, uma vez que o frescor do prato, vindo principalmente da acidez da cebola e do limão, proporciona essa deliciosa harmonização. O crocante da banana chips e as borbulhas do espumante garantem uma experiência a parte. Não é muito fã de espumante? Aposte em um branco ou rosé frescos e jovens, com mais acidez.

Veja também

Dono de construtora de Balneário Camboriú é executado dentro de loja
Ele foi morto a tiros e polícia acredita que pode ter sido um latrocínio    
Coluna do Moa deste sábado
Um empresário caixa alta da city, depois de ter pulado a cerca vária vezes, ter sido...
Coluna do Moa desta sexta-feira
Aquela figurinha bizarra e arrogante que sequer sabia falar e não disse...
Prefeitura adere ao programa Sebraetec
Cidade será a primeira cidade do Estado a desenvolver o programa, que visa apoiar micro e pequenas empresas.
Cresce o movimento nas farmácias SUS do município
No mês de junho mais de mil atendimentos foram registrados ao dia.